Jornal do Peninha

Opinião e informação

Emedebistas esperam anúncio de composição com DEM para os ‘próximos dias’

MDB Metropolitano apoia coligação em Goiás

Fonte: AR
O Diretório Metropolitano do MDB e os seis vereadores emedebistas de Goiânia declararam, em nota publicada nesta terça-feira (24/8), apoio à composição da sigla com o Democratas, partido do atual governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para as eleições de 2022.
Na última sexta-feira (20), Caiado visitou a sede do Diretório Regional do MDB para fazer o convite pessoalmente. Após uma reunião de mais de uma hora, o governador confirmou a sugestão feita aos executivos emedebistas para unir forças na busca pelo Governo de Goiás nas eleições do ano que vem.
Para o Diretório Metropolitano, “são nítidos os avanços conquistados” durante a gestão de Ronaldo Caiado nos últimos dois anos e meio. “Com seriedade, transparência, otimização dos recursos públicos e foco no social – pilares desta administração – o governador e sua equipe têm se desdobrado, diuturnamente, em fazer o melhor para Goiás”, diz trecho da nota. 
Os emedebistas ainda destacaram no texto estarem “otimistas” para que o acerto do apoio com o Democratas seja definido “nos próximos dias”. O caminho representa ao MDB uma chance real de ascender ao topo do Executivo goiano, mesmo que inicialmente em possível cargo de vice-governadoria. 
O projeto também pensa em 2026, visto que uma composição fortalece a possibilidade de alternância do poder e abre margem para que o representante emedebista – o mais cotado é o presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela – busque o cargo de governador.
O documento conta com assinaturas de Carlos Alberto Branco Antunes Júnior, presidente do MDB Metropolitano; e dos vereadores emedebistas Anselmo Pereira, Clécio Alves, Dr. Gian Said Ribeiro, Henrique Alves, Izídio Alves e Kleybe Morais.

O apoio à união de forças com o governador Ronaldo Caiado não é de agora dentro do MDB. Ao todo, são 28 prefeitos emedebistas nos municípios de Goiás; destes, 27 assinaram carta de apoio à composição. A única assinatura que faltou no documento foi do prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha.

Em diversos posicionamentos, inclusive durante entrevistas ao jornal A Redação, Mendanha se mostra defensor ferrenho de candidatura própria do partido. Ele, inclusive, não participou da reunião com Ronaldo Caiado no diretório do MDB. Nos bastidores, corre a ideia de que o prefeito de Aparecida, com tais declarações, estaria “preparando campo” para “bater asas” da sigla.