Jornal do Peninha

Opinião e informação

Previsão indica chuvas volumosas com ventos e raios em Goiás

Inmet emitiu alerta de temporais

Fonte: AR

Atenção, goianos! As chuvas típicas do verão devem continuar intensas em todas as regiões do Estado, inclusive em Goiânia. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (4/1), um alerta de perigo indicando temporais no Estado, com ventos intensos, entre 60 km/h e 100 km/h, além de descargas elétricas.

O meteorologista André Amorim, gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), explica que uma passagem de uma frente fria está proporcionando umidade para o Estado. Mas, conforme explica, ao se unir ao calor, provoca chuvas volumosas e de grande intensidade, que devem permanecer durante toda esta semana. “São chuvas instáveis, provenientes da estação de verão. Então, se observarmos, o dia pode começar com sol e terminar com muita água”, explica Amorim em entrevista ao jornal A Redação.

Orientações

O risco de raios durante esse tipo de chuva é grande. Sendo assim, em caso de rajadas de vento, é perigoso buscar abrigo debaixo de árvores, locais que recebem as descargas elétricas com mais facilidade. Também não é recomendável estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em casos de perigo, o ideal é entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo 193. 
Chuvas permanecem intensas no Norte e Nordeste do Estado

O meteorologista André Amorim explica que as chuvas no Norte e Nordeste de Goiás devem permanecer intensas ao longo desta semana. A previsão deixa o cenário ainda mais preocupante, já que em razão do volume das chuvas subiu para 14 o número de municípios dessas regiões em estado de calamidade. São eles: Alto Paraíso de Goiás, Campos Belos, Cavalcante, Colinas do Sul, Divinópolis de Goiás, Monte Alegre de Goiás, Iaciara, Formoso, Niquelândia, São João D’Aliança, Guarani de Goiás, Flores de Goiás, São Domingos e Teresina de Goiás. “Apesar de em alguns momentos o volume de chuva diminuir, ela é insistente”, completa o gerente do Cimehgo.

Amorim acrescenta que as chuvas podem dificultar ainda mais o trabalho do Governo do Estado em relação às obras em rodovias que cederam, como é o caso da GO-118. Além disso, o grande volume de água pode atrapalhar também ações de apoio dos bombeiros nessas regiões. No município de Cavalcante, por exemplo, há centenas de famílias ilhadas, desde a última semana, em decorrência de temporais na cidade.

Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira (5/1)
Goiânia – 19ºC e 29ºC (Pode chover a qualquer hora)
Cavalcante – 16ºC 26ºC (Pode chover durante o dia e noite)
Flores de Goiás – 22ºC 30ºC (Pode chover durante o dia e noite)
Niquelândia – 21ºC 30ºC (Pode chover durante o dia e noite)
Rio Verde – 20ºC 29ºC (Pode chover a qualquer hora)
Jataí – 19ºC 30ºC (Pode chover a qualquer hora)
Caldas Novas 19ºC 28ºC (Pode chover a qualquer hora)
Pirenópolis 18ºC 26ºC (Pode chover durante o dia e noite)