Convenções definiram as chapas
Confira quem são os candidatos ao governo de Goiás em 2022:
A candidata da federação formada pelos partidos Rede Sustentabilidade e PSOL, batizada de PSOL/Rede Com Força, será Cíntia Dias. A chapa majoritária conta ainda com o procurador aposentado do Trabalho Edson Brás como candidato a vice-governador e Manu Jacob para o Senado.
Cíntia Dias tem 45 anos, é socióloga e ativista das causas femininas. De família indígena e cigana, Cíntia é estudante de mestrado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde também fez sociologia. Em 2004 começou sua história na vida política, colhendo assinaturas para fundar o PSOL em Goiás. Ligada a movimentos sociais, busca participar das discussões de projetos voltados à sociedade e ao bem comum da população, em especial a em situação de vulnerabilidade.

Cíntia Dias (Foto: Divulgação)
Edigar Diniz é empresário e estreante na política. Tem 46 anos, casado, pai de dois filhos, formado em ciências da computação,

Edigar Diniz (Foto: Letícia Coqueiro)
Gustavo Mendanha
O candidato do Patriota é Gustavo Mendanha. A chapa conta com o ex-deputado federal Heuler Cruvinel, também do Patriota, como candidato a vice-governador. O deputado federal João Campos, do Republicanos, será o candidato ao Senado.
Gustavo Mendanha Melo nasceu em Goiânia, em 1982, mas cresceu em Aparecida. Ele é filho de Sônia Melo e do ex-deputado estadual Léo Mendanha. Formado em Educação Física, começou a participar do meio político acompanhando seu pai e os ex-governadores Iris Rezende e Maguito Vilela. Foi vereador por dois mandatos, entre os anos de 2009 e 2016, período em que presidiu a Câmara de Vereadores de Aparecida por duas gestões, entre 2013 e 2016. Na gestão de Maguito Vilela, Mendanha foi escolhido para assumir a Secretaria de Esporte e Lazer. Apoiado por Maguito, foi eleito para prefeito de Aparecida em 2016, no primeiro turno com mais de 122 mil votos, correspondente a 59,99% dos votos válidos. Candidatou-se à reeleição e foi vitorioso, obtendo 98,8% de votos válidos. Gustavo foi filiado ao MDB por 20 anos. No dia 2 de abril, migrou para o Patriota.

Gustavo Mendanha (Foto: divulgação)
A candidata a governadora de Goiás pelo PCB é a Professora Helga. A chapa majoritária conta ainda com o candidato a vice-governador Lindomar Santos, também do PCB.
Helga Martins tem 41 anos e é natural de Ribeirão Preto, em São Paulo. Ela é professora na Universidade Federal de Jataí (UFJ), graduada em direito e doutora na mesma área. Helga integra os comitês Regional e Central do PCB, bem como a Coordenação Estadual do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e a Corrente Sindical Unidade Classista. A professora também participa de projeto de assessoria jurídica para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Professora Helga (Foto: reprodução)
Professor Pantaleão
O partido Unidade Popular (UP) lançou no dia 29 de julho a candidatura do Professor Pantaleão ao governo de Goiás. A candidata a vice-governadora é a advogada Luciana AMorim (UP).
Pantaleão tem 72 anos, é formado em história e professor aposentado. Reinaldo Assis Pantaleão lecionou história nas rede pública e privada, e teve atuação no Partido Comunista do Brasil, nos anos de 1964 a 1985. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, em 1980. Em 2012 foi candidato a prefeito de Goiânia, em 2016 disputou vaga na Câmara Municipal e em 2018 lançou-se para deputado federal pelo PSOL.

Professor Pantaleão (Foto: Randes Nunes)
Ronaldo Caiado
O governador Ronaldo Caiado, do União Brasil (UB), é candidato à reeleição, tendo o ex-deputado federal Daniel Vilela (MDB) como vice. Além do UB e MDB, a coligação governista conta com a participação do PTB, PRTB, Avante, PDT, PSC, PSD, Solidariedade, Podemos e Progressistas.

Ronaldo Caiado (Foto: divulgação)
Vitor Hugo
É advogado, Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Segurança Pública e Defesa Nacional (Área XVII) e Major de Infantaria e Forças Especiais do Exército Brasileiro da reserva não remunerada. Baiano, nascido em Salvador, filho de militar da Marinha do Brasil, dividiu a infância e adolescência entre a Bahia e o Rio de Janeiro. Em 2003, mudou-se para Goiás, onde formou família. Vitor Hugo foi líder do governo Jair Bolsonaro na Câmara de janeiro de 2019 a agosto de 2020. Em 2021, assumiu a Liderança do Partido Social Liberal (PSL) na Câmara dos Deputados, cargo que ocupou por um ano.

Vitor Hugo (Foto: Agência Brasil)
O candidato da federação formada pelo PT e PC do B e PV ao governo de Goiás é Wolmir Amado. A chapa majoritária é composta ainda pelo advogado Fernando Tibúrcio (PSB) para vice-governador e a ex-deputada estadual Denise Carvalho (PC do B) para o Senado.
Wolmir Amado, 60 anos, foi reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) por 19 anos. É professor, mestre em história pela UFG, doutor em ciências da religião pela PUC Goiás e pós-doutorado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Wolmir nasceu em Paim Filho, no Rio Grande do Sul, mas considera-se goiano há mais de 40 anos. Já recebeu títulos de cidadão goiano e cidadão goianiense. Wolmir é casado com a professora Suely Amado, com quem tem dois filhos, Sara e Fernando.

Wolmir Amado (Foto: divulgação)