Porta-voz da Embaixada concedeu entrevista
Bruno Hermano
O porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Luke Ortega, revelou ao A Redação que a representação diplomática dos EUA está trabalhando para facilitar e reduzir o tempo de espera para emissão de vistos para brasileiros. Em entrevista exclusiva realizada nesta quarta-feira (6/3), Ortega comemorou a marca de 1,1 milhão de vistos concedidos em 2023 e disse que a demanda este ano continua alta. “Já reduzimos as filas, melhoramos o sistema, contratamos mais funcionários e estamos trabalhando para facilitar a emissão”, afirmou.
O trabalho para facilitar a emissão de vistos se soma a outras iniciativas da Embaixada dos EUA que, segundo Luke Ortega, atua com o objetivo de desenvolver ações que possam impactar na vida dos brasileiros. “Quando falamos em relações bilaterais, é nossa meta impactar diretamente no dia a dia das pessoas. Hoje, no Brasil, existem 500 mil postos de trabalhos ocupados, gerados por projetos que recebem investimentos dos Estados Unidos”, destacou.
Em 2024 é comemorado o bicentenário das relações diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos e, como parte das comemorações, de acordo com Ortega, serão realizados eventos culturais, seminários, programas de intercâmbio e outras iniciativas em todo o país. Entre as ações está o programa Jovens Embaixadores, que recebeu, nos meses de janeiro e fevereiro, 46 estudantes brasileiros, de 15 a 18 anos, da rede público de ensino.
Como parte das comemorações, também será realizado, em São Paulo, o primeiro jogo oficial da temporada regular da principal liga de futebol americano (NFL) na América do Sul. O jogo será na Arena Corinthians.