Presidente do TRE-GO destacou organização
Tranquilidade na Operação Eleitoral
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Luiz Cláudio Veiga Braga, destacou a organização do pleito e a baixa quantidade de problemas técnicos.
“Como foi dito na coletiva da manhã, o prenúncio de um processo tranquilo se confirmou. Tivemos uma votação serena e sem atropelos. Os números são claros: com 4.700 urnas em operação, apenas 10 foram substituídas”, afirmou o presidente. Ele ressaltou ainda a colaboração das diversas instituições envolvidas, enfatizando a atuação conjunta como fator determinante para o sucesso do processo.
Luiz Cláudio ainda aproveitou a oportunidade para agradecer à imprensa pelo acompanhamento e divulgação dos fatos, além de exaltar o papel da justiça eleitoral em Goiás, que, segundo ele, se destacou pela eficiência e pelo compromisso com a segurança do pleito.
Leia mais:
2º Turno: acompanhe a apuração em tempo real
Domingo de eleições: três candidatos são conduzidos a delegacias
Tranquilidade e segurança marcam o 2º turno das eleições em Goiás
Segurança Pública: Poucas Ocorrências
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, reforçou a tranquilidade nas eleições, destacando que esta foi uma das votações mais pacíficas já registradas no estado. Segundo ele, apenas duas ocorrências de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram registradas, ambas relacionadas ao desrespeito ao sigilo do voto, sendo uma no Setor Água Branca, em Goiânia, e outra em Anápolis.
“Tivemos uma atuação preventiva eficaz, com a Polícia Militar e a Polícia Civil a postos. Foi uma eleição muito tranquila, sem necessidade de maiores intervenções, o que representa um sucesso pela integração entre as forças de segurança”, afirmou.
Além da atuação das forças policiais, a ausência de demandas pelo Corpo de Bombeiros foi citada pelo secretário como mais uma evidência da tranquilidade do dia de votação.
O comandante geral da Polícia Militar de Goiás, Cel. Marcelo Granja, também comentou sobre a organização e o sucesso das eleições. Ele explicou que todas as equipes, inclusive as especializadas, foram mobilizadas e posicionadas em pontos estratégicos para garantir a segurança do processo eleitoral, permanecendo a postos até o fim da contagem dos votos.
“O sucesso foi resultado de uma ação conjunta das forças de segurança e do TRE. Mais uma vez, estamos prontos para garantir o policiamento ostensivo e preventivo sempre que necessário”, disse Granja.
Com um aparato de segurança bem distribuído e um sistema eleitoral que demandou poucas substituições de urnas, o segundo turno das eleições em Goiás reafirmou o compromisso das autoridades em proporcionar um ambiente seguro para a democracia.