Entenda outras mudanças previstas
Samuel Straioto
Está em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia um projeto de Resolução que visa agilizar a aprovação das matérias enviadas pelo Executivo, conforme antecipado pelo jornal A Redação. O prefeito eleito, Sandro Mabel (União Brasil), confirmou à reportagem que as mudanças relacionadas a esse tema foram propostas por ele.
“Bem, deixa eu te falar. Eu fui 20 anos do Legislativo, eu conheço os ritos de comissões, o rito de plenário, o rito do forte. Eu achei meio estranho algumas coisas aqui, o tempo, o exercício que tem, uma semana de uma coisa para a outra”, explicou.
Sandro Mabel argumentou que determinados projetos demoram muito para ter a tramitação finalizada. O prefeito eleito comparou com o rito de outras casas legislativas, ele avaliou que o andamento de projetos na Câmara de Goiânia é mais lento do que o comum.
“Então nós temos aí uma série de problemas que eu acho que tem que dar mais rápido os projetos que não podem ficar ali na chuva o tempo inteiro. Então eu pedi, sim, para os vereadores estudassem, eles estudaram e fizeram um rito que é mais acelerado, sem perder, logicamente, a autonomia, nunca, do Legislativo, mas sem perder também a possibilidade de fazer bem-feito. Mas você vê o rito na Assembleia, é muito diferente, o rito na Câmara Federal, no Senado, são ritos diferentes da Câmara de Goiânia, até outras câmaras municipais têm no seu regimento ritos da coisa”, afirmou.
Sandro Mabel argumentou que é necessário que o rito no Poder Legislativo seja aperfeiçoado. Entre as mudanças propostas no projeto enviado pela Câmara, conforme explicado nesta quinta-feira (12), pelo jornal A Redação, está a inclusão obrigatória do líder do prefeito em três comissões: Constituição, Justiça e Redação (CCJ), de Finanças e Orçamento e a Comissão Mista.
“Por exemplo, você vê um plenário, você passa, você faz uma comissão, você discute o projeto de uma comissão, ele vai para o plenário, volta para o plenário, volta para outra comissão, volta para o plenário. Quer dizer, é um rito assim que não é o normal. Então tem que ir procurando aprimorar esse processo do Legislativo, o líder vai ter uma função importante, então é importante que nós tenhamos, dentro dessa liderança, agilidade do líder dentro das comissões também”, completou Mabel.
Escolha do líder
Sandro Mabel relatou que já há articulações para escolha do líder do prefeito na Câmara. Ele argumentou que não pode ser um líder que apenas o represente, mas de todo o grupo que está trabalhando com ele.
Mabel destacou ainda que há a projeção de alguns nomes, mas também precisa ter o bom relacionamento com o presidente da Câmara. A tendência é que Romário Policarpo seja reeleito no cargo.
Outros pontos
O projeto enviado à Câmara Municipal além das questões sobre mudanças no andamento de projetos, ainda prevê a criação de mais cargos para a Mesa Diretora e contempla a ampliação de cargos para comissões da Casa.