Jornal do Peninha

Opinião e informação

Caiado inaugura batalhão modernizado da Rotam com novo centro de treinamento

Governador elogiou a tropa de elite da PM 

AR
As novas instalações do Batalhão da Rotam, no setor Alphaville, em Goiânia, foram inauguradas nesta sexta-feira (14/3). A unidade agora conta com um complexo de treinamento moderno, fruto de uma parceria público-privada que viabilizou um investimento de R$ 1,2 milhão. O governador Ronaldo Caiado destacou a importância da modernização para a preparação da tropa de elite da Polícia Militar. A obra contou com a doação de materiais por empresários e a cessão de mão de obra pela Prefeitura de Goiânia
Na solenidade, Caiado rendeu elogios à corporação. “A meta é chegar à perfeição, ao grau de excelência, e a nossa polícia está cada vez mais preparada para isso”. Neste sentido, pontuou os pilares nos quais se ancoram os avanços na área. “Primeiro, dignificar e reconhecer o trabalho do policial. Segundo, qualificá-los do ponto de vista de termos batalhões especializados. E a inteligência, com capacidade de antever, de fazer o tratamento antecipado de um problema”, enumerou.
Nas novas dependências, os integrantes da tropa de elite da Polícia Militar passam a contar com um complexo de treinamento, além de academia de musculação, tatame de lutas e área de piscina. “A estrutura está cada vez mais sofisticada, para dar condições a este batalhão, que hoje é respeitado nacionalmente”, aprovou o governador, ladeado pela coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. Um esforço conjunto, que foi reconhecido pelo Governo de Goiás, por meio de uma homenagem às empresas doadoras.
Caiado fez um retrospecto dos feitos do Batalhão. “Extremamente especializado, adentra em áreas em momentos mais delicados. Foi o responsável por pacificar o Entorno de Brasília, que era a região mais violenta do Brasil. Valparaíso chegou a ser a cidade mais violenta do país, também Águas Lindas, Cristalina e Luziânia. Este batalhão tem capacidade operacional e um treinamento diferenciado para essa situação”, pontuou.
“Se a Polícia Militar é uma instituição respeitada, é por várias mãos, e graças ao investimento maciço do Governo de Goiás. Um governo que mostra principalmente o seu profissionalismo, a gestão e a competência”, pontuou o comandante geral da PM, coronel Marcelo Granja. “Não só nos melhores equipamentos, viaturas. Mas principalmente no profissional, no policial militar. Valorosos homens e mulheres que trabalham sob sol, chuva, nas madrugadas. O policial militar vai para o confronto salvar pessoas que nós não conhecemos”, acrescentou.
Também foram condecorados 250 PMs da Rotam por ações meritórias. Essas ações compreendem atuação em casos resultantes em risco de vida; prevenção de graves danos a terceiros, à comunidade ou ao Estado; além de ações que resultaram em grandes benefícios para a sociedade. “É um reconhecimento institucional pelas ações em defesa do povo goiano em 2023 e 2024”, salientou o comandante do Batalhão, tenente-coronel José Alberto Viana Cortez Júnior.
História
Com mais de 40 anos de trajetória, o Batalhão das Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM) foi criado em 1981 e, ao passar dos anos, se tornou uma unidade independente, possuindo regimento interno e doutrinário próprios. Em outubro de 2024, após o 21º Curso Operacional, 45 novos policiais passaram a integrar a tropa.