Jornal do Peninha

Opinião e informação

Abertura da Copa do Mundo no Catar é marcada por mensagens de inclusão

Cerimônia também foi recheada de tecnologia 

Goiânia –   Com um espetáculo repleto de referências a Mundiais anteriores, a abertura da Copa do Mundo Catar 2022, realizada neste domingo (20/11), foi marcada por muitas cores, tecnologia e também exibição de tradições locais, com direito a camelos no gramado do estádio de Al Bayt. É a primeira vez que animais vivos participam do evento. O ator Morgan Freeman protagonizou, junto a um influenciador catari, a introdução da apresentação, com mensagem sobre inclusão.

Na sequência, houve a apresentação das 32 camisas das seleções participantes desta edição. Também teve a reprodução de canções que foram temas de Mundiais anteriores, bem como o desfile de mascotes oficiais – inclusive o Fuleco, da Copa Brasil 2014. O atual, La’eeb, apareceu voando pelo gramado e chamou a atenção de todos os espectadores.
Além do show de luzes e danças, a abertura contou com a apresentação do sul-coreano Jung Kook, da banda de k-pop BTS, e do cantor catariano Fahad Al-Kubaisi. O ator Morgan Freeman foi a voz da apresentação e discursou sobre a abrangência do esporte. “Um momento que junta nações, comunidades e todos nós temos uma história com o futebol”, afirmou. 
Emir do Catar, Tamim bin Hamad Al-Thani foi bastante aplaudido em seu discurso e também quando entrou com o presidente da Fifa, Gianni Infantino. “Recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo 2022. Nós trabalhamos e fizemos mutos esforços para garantir o sucesso desta edição. Investimos para o bem de toda a humanidade. Que beleza juntar essas diferenças todas. Desejo a todas as seleções muito sucesso. Para todos vocês meus desejos de felicidades”, declarou o Xeque.
Esta é a 20ª edição da Copa do Mundo Fifa. O Brasil busca o hexacampeonato do torneio após 20 anos do último título, em 2002. A seleção estreia no dia 24, contra a Sérvia, às 16h. A final está marcada para o dia 18 de dezembro, no Estádio Lusail.