Jornal do Peninha

Opinião e informação

Academia de Letras de Caldas Novas empossa quatro novos acadêmicos

Entidade celebrou 30 anos de fundação

Fonte: AR

A Academia de Letras e Artes de Caldas Novas (ALACAN) comemorou os seus 30 anos de fundação na terça-feira, dia 20, na Prefeitura Municipal, em solenidade simples e rápida coordenada pela presidente da entidade, musicista Stella Maris Curado Fleury Marques, e pelo prefeito Evandro Magal. Na oportunidade, em momentos diferentes, foram empossados quatro novos acadêmicos e três novos sócios correspondentes, além da entrega da Comenda Genesco Ferreira Bretas, criada para homenagear o grande educador e reconhecer o trabalho daqueles que se dedicam à cultura na cidade.
Passaram a integrar a Academia o jornalista e escritor Jales Naves; a artista plástica Rosângela Marçal, que idealizou o Museu dos Bonecos Gigantes da cidade; a doutora em Filosofia e Psicologia Rossidê Rodrigues Machado, da Galeria de Arte São Francisco Culturart Planet; e o advogado Luiz Carlos Weiler de Oliveira. Os escritores Bento Fleury, Ellen Carneiro Vale e Nilson Jaime foram empossados como sócios-correspondentes.
Jales, que estava acompanhado da mulher, professora Heloísa Machado Naves, entregou ao Prefeito um exemplar de seu livro “Otávio Lage – Empreendedor, Político, Inovador”, sobre o político e empresário que governou Goiás de 1966 a 1971 e “muito fez pela sociedade goiana, por seu espírito empreendedor e solidário”. Evandro já conhecia a obra e a elogiou, “por resgatar a figura e o trabalho de um dos melhores Governadores de Goiás”.
Novo acadêmico
Jornalista profissional há 52 anos e graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás, há 48, Jales Naves, 70 anos, dedicou-se nesse tempo ao exercício da profissão, trabalhando nos principais veículos de comunicação, e, mais recentemente, escrevendo histórias e biografias. Agora, passa a ocupar a Cadeira nº 30 da Academia de Letras e Artes de Caldas Novas, que tem como patrono o empresário Pedro Cordeiro Tupá, pioneiro nas áreas de transporte e de comercialização de gêneros de primeira necessidade na região, além de incentivador do turismo, a partir da fazenda Tamburi, onde recebeu autoridades nacionais e internacionais e lideranças políticas. Intelectual, Tupá gostava de ler jornais, revistas e livros, que recebia periodicamente pelo correio, e incentivava a cultura.
O jornalista e escritor já lançou três primeiros livros, todos sucesso de leitura, de venda de exemplares no lançamento e de aceitação pelos críticos, “só com elogios e recomendações”: o primeiro, com noite de autógrafos no Palácio das Esmeraldas, que levou o maior número de pessoas em lançamento, traçou o perfil do empresário Otávio Lage, “um político ousado e inovador, que realizou uma gestão até hoje muito elogiada por todos” e que, na iniciativa privada, muito fez pela sociedade goiana; o segundo, “Cooperativismo de Crédito – Sua história em Goiás e seu protagonismo no Brasil”, sobre a criação do Sistema de Crédito Cooperativo do Brasil (Sicoob) e a participação dos goianos em todo o processo, da criação à sua consolidação nacional; e, o terceiro, “A história da Família Naves no Brasil – 1655 a 1945 ”, em coautoria com as professoras Maria Helena Fernandes Cardoso e Vicentina Naves Fernandes, registrando a chegada do primeiro Naves, vindo de Portugal, e as 13 gerações formadas no país a partir dele.
O autor tem mais duas obras prontas, aguardando passar o momento difícil que todos atravessam para serem lançadas: a história do povoado de São Geraldo, que se transformou no município de Goianira e integra a região metropolitana de Goiânia; e a trajetória da Cooperativa de Crédito dos Advogados de Goiás (Sicoob Credijur), uma das mais significativas experiências cooperativistas do segmento de crédito no país, mostrando como a união faz a força em todas as atividades econômicas e sociais.
 
Realizações
Na oportunidade, a presidente Stella Maris Fleury discorreu sobre a nova dinâmica que imprimiu à Academia. Nesse período de quatro anos, promoveu a diplomação dos acadêmicos, em momento de confraternização; realizou a Retreta Cultural; a Mostra de Artes ‘Expressões contemporâneas – Olhares Goianos’, na sua posse na Presidência da entidade; e visitou o Centro de Municipal de Educação Infantil (CMEI) São Miguel Arcanjo, para entrega de ovos de páscoa para as crianças, quando as acadêmicas Stela Maris Fleury e Zadir Campos foram recebidas pela diretora Denilza Rocha, coordenadora Ana Lúcia Florêncio e professoras.
Representando a ALACAN esteve em vários eventos sócio culturais. Como na recepção em Goiânia ao embaixador da Bélgica, Dirk Loncke, na sede da Aliança Francesa. Na ocasião, o diplomata ganhou um trabalho da fotógrafa e cineasta Eliane de Castro e uma escultura do acadêmico Carlos Albuquerque, que a Academia também entregou à diretora da Aliança Francesa de Goiânia, Dinah Opoczynski. Stella Maris, como Presidente da Academia, recebeu o prêmio “Mulher Empreendedora”, concedido pela Vasco Promoções às mulheres de destaque em Goiás, em Goiânia, no dia 30 de março de 2017. Participou do lançamento do livro “Tirando as Escamas dos Olhos”, de Jesuslene Silva Gomes; da comemoração do 29º aniversário de emancipação política do município de Rio Quente, quando foi inaugurado o Centro Cultural da cidade; e da ação com as crianças no Coral, tendo as acadêmicas Hélia Pereira de Jesus e Magda Carrijo participado desse trabalho filantrópico, com aulas de pintura.
Outro destaque foi o envolvimento da Academia nas comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer, como parte do projeto ‘Trilha com Letras e Artes – Geração Consciente’, no dia 6 de junho, no Ecollogic Ville, da rede Vivence Hotéis. Tendo como um dos organizadores o gerente Alexandre Callegaro, a iniciativa contou também com o Projeto ‘Tom e Isa’, de incentivo a crianças na coleta correta do lixo e de educação ambiental. Ainda, participou de numerosas Rodas de Leituras, promovidas pela Biblioteca Municipal Josino Bretas; do projeto Leia Mulheres, e, no dia 25 de abril, do lançamento do quinto livro do acadêmico Cristiano Luiz de Jesus, “Como transformar um Fusca velho numa Ferrari”, além da entrega da Comenda Leodegária de Jesus.