Avião perdeu 4 mil metros de altitude em 1 min
O avião que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, matando 61 pessoa nesta sexta-feira (9/8), pousou no Aeroporto General Leite de Castro, em Rio Verde, nas vésperas do acidente. É que a cidade goiana integra uma das rotas que eram feitas pela aeronave costumeiramente. Nesta quinta-feira (8/8), o aeroplano deixou o município do sudoeste de Goiás, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, às 12h.
As investigações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Força Áerea Brasileira (FAB) deve apontar se, quando passou por Goiás, o avião já apresentava alguma falha mecânica. Até a última atualização, investigadores do Cenipa e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa-IV), localizados em São Paulo, estavam a caminho para realizar a ação inicial da ocorrência.
Tragédia
O que se sabe até o momento é que o avião perdeu 4 mil metros de altitude em 1 minuto. Segundo dados do site Flightradar24, o transponder de voo da aeronave transmitia uma velocidade vertical entre 2.400 metros por minuto.
Às 12h23min, o avião subiu até atingir 5 mil metros de altitude, permanecendo nesta altura até 13h21min. A partir desse horário, registra uma perda de altitude da aeronave. A queda durou cerca de um minuto e aconteceu a cerca de 4 mil metros de altura. No X, o Flightradar24 publicou um alerta ativo de formação de gelo severo entre 3,6 mil e 6,4 mil metros de altura. A aeronave voava a quase 5,2 mil metros pouco antes do acidente.