Eentos podem chegar a 100km/h
Luana Avelar
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu cinco alertas de chuvas intensas e tempestades que impactarão 17 unidades da federação, com Goiás entre os estados mais afetados. As autoridades meteorológicas indicam que o cenário traz risco para a população e a infraestrutura local.
Os estados com maior preocupação incluem Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, onde as chuvas são esperadas com grau de perigo severo, classificado como alerta laranja. Neste nível, 757 municípios enfrentarão precipitações variando entre 30 mm/h a 60 mm/h, com possibilidade de acúmulo diário de 50 mm a 100 mm. Além disso, os ventos podem atingir velocidades entre 60 km/h e 100 km/h, aumentando os riscos de alagamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Para Goiás, onde a previsão é de pancadas de chuva e trovoadas, a população deve se preparar para a instabilidade climática, que pode trazer consequências sérias. O Inmet recomenda que os moradores busquem abrigo seguro e acionem a Defesa Civil ou o Corpo de Bombeiros em situações de emergência.
As regiões com alerta amarelo também incluem partes do Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, que indicam um nível de severidade potencialmente perigoso. Outros estados que enfrentam esse nível de alerta incluem Amazonas, Rondônia, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.