Diante dos casos confirmados de Covid-19 e dos indícios de irregularidades nas operações, a agência reitera a necessidade de suspensão provisória e imediata das atividades de navios de cruzeiro na costa brasileira.
Por g1 Santos
Após casos confirmados de Covid-19 em navios de cruzeiro do país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou que irá apurar se houve o descumprimento de protocolos sanitários pelas embarcações e, se constatada irregularidade, os responsáveis serão penalizados. Neste domingo (2), o MSC Splendida, que está atracado no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, teve o embarque cancelado após horas de espera de milhares de passageiros.
Segundo a agência reguladora, os responsáveis serão penalizados nos termos da Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis. Além disso, de acordo com a Resolução da Anvisa, RDC nº 574, de 2021, as atividades das embarcações podem ser suspensas, por determinação da Anvisa, em decorrência da identificação de riscos à saúde pública ou do descumprimento das normas sanitárias vigentes.
No Rio de Janeiro (RJ), o MSC Preziosa atracou na manhã deste domingo (2) com 28 casos de Covid-19 a bordo. A Anvisa e o Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde do Rio informaram que farão uma investigação epidemiológica no navio.