Jornal do Peninha

Opinião e informação

Após incêndio, Parque Natural de Morrinhos recebe Prêmio InovaCidade

Entrega acontecerá em São Paulo durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019, no dia 22 de julho

Em 2017, o Parque Natural de Morrinhos, cidade a 128 km de Goiânia, teve 70% da vegetação atingida por um incêndio criminoso de grandes proporções. Dois anos depois, o projeto de reflorestamento da área de 18 alqueires responsável pelo bioclima da cidade, foi reconhecido pelo Prêmio INOVACIDADE – que elege as principais iniciativas de melhoria social do Brasil. O município será homenageado em São Paulo durante o Smart City Business Brazil Congress & Expo 2019 no dia 22 de julho.

O projeto “Conhecer para preservar” plantou 5.000 mudas através de um multirão envolvendo diversas autoridades e também a população de Morrinhos. A recuperação do parque realizou bioconstruções que hoje abrigam Berçário das Plantas, Hotel dos Insetos, Minhocário, Pizza Garden, Borboletário e Anfiteatro Natural. Com isso, o local se tornou um centro de Educação Ambiental disponível às escolas e universidades local, além de um espaço de lazer e turismo.

De acordo com a professora municipal, Gizely Alves Rosa de Souza, o projeto de conscientização aumentou a preocupação dos moradores com a preservação do Parque. “É um trabalho simples, barato, com bastante impacto e resultados positivos. São melhorias que ficarão à disposição da comunidade e que contribuirá para a preservação ambiental dos centros urbanos, que é tão importante para a melhoria da qualidade de vida das cidades”, comenta.

A iniciativa, que foi premiada ao lado de outras que tenham causado impactos positivos para a sociedade, e será apresentada em um evento que reunirá todo ecossistema de Smart Cities – geralmente associado apenas à tecnologia, mas que compreende também modelos e práticas utilizadas para resolver problemas comuns, como o trânsito, segurança pública, limpeza urbana e, claro, preservação do meio ambiente.

O Prêmio INOVACIDADE é uma excelente forma de reconhecer e, principalmente, compartilhar ideias que deram certo. Acredito que são nos pequenos trabalhos que surgem as maiores transformações e me sinto honrada em ver um trabalho desenvolvido pela pequena cidade Morrinhos sendo reconhecido e apresentado em um evento tão importante e ainda servir de inspiração para promover a preservação ambiental de outras cidades também”, finaliza Gizely.