Jornal do Peninha

Opinião e informação

Às vésperas da histórica ‘onda de frio’, Goiás registra 38,5ºC e tem o dia mais quente do ano

Termômetros do Cimehgo detectaram a temperatura mais alta em Aragarças. Já Goiânia registrou 36ºC.

Por Rafael Oliveira, G1 GO

A poucos dias da prevista e até esperada, por alguns goianos, “massa de ar polar” para o próximo final de semana, que pode derrubar a temperatura para cerca de 3ºC em Goiás, os termômetros do Centro Meteorológico e Hidrográfico de Goiás (Cimehgo) registraram nesta quarta-feira (19) o dia mais quente do ano em Aragarças, na região oeste, onde a população enfrentou 38,5ºC.

Goiânia também registrou o dia mais quente do ano nesta quarta-feira, com 36ºC, na região do Setor Santa Genoveva.

Goiás já registrou a máxima de 42,2ºC em outubro de 2015. Aquela época foi a mais quente registrada para os goianos nos últimos cinco anos.

Massa de ar polar

As temperaturas em Goiás podem diminuir a partir desta quinta-feira (20). De acordo com o Cimehgo, a mínima pode chegar a 10ºC em Goiânia e a 3ºC em Chapadão do Ceú, no sábado (22).

“O avanço dessa massa de ar veio da Argentina e chegou ao Brasil, passando pelo sudoeste do país até chegar na região central. É algo atípico no mês de agosto essa queda de temperatura em Goiás”, diz o gerente do Cimehgo, André Amorim.

Climatologista do Cimehgo, André Martins explica, porém, que “a massa de ar polar vai entrar em Goiás no próximo final de semana, mas ela se enfraquece a partir de segunda-feira, quando a temperatura volta ao normal, entre 30ºC e 35ºC”.