Procura pelo combustível aumentou
O aumento anunciado pela Petrobras foi de 8,8% no preço para as distribuidoras. De acordo com a empresa, o preço do litro passou de R$ 4,41 para R$ 4,91, aumento de 40 centavos. Após o anúncio, muitos goianienses, com medo do aumento, procuraram postos para abastecer ainda com o preço sem reajuste. Em um posto localizado na BR-153, a venda de diesel subiu 20% na noite de segunda-feira (09/05).
O reajuste
A Petrobras justificou o aumento no valor do diesel com a redução na oferta do produto, que tem demanda crescente. “Os estoques globais estão reduzindo e estão abaixo das mínimas sazonais dos últimos cinco anos nas principais regiões supridoras. Esse desequilíbrio resultou na elevação dos preços do diesel no mundo inteiro, com a valorização deste combustível muito acima da valorização do petróleo. A diferença entre o preço do diesel e o preço do petróleo nunca esteve tão alta”, destacou a Petrobras em em nota divulgada à imprensa.
Apesar de os postos de combustíveis de Goiânia ainda não terem repassado o valor ao consumidor final, o presidente do Sindiposto ressalta que passadas menos de 24 horas do anúncio, muitas distribuidoras já reajustaram o preço acima do que foi informado pela Petrobras. “Algumas já estão vendendo o litro do diesel com 45 e até 47 centavos de aumento”, finaliza.