Bolsonaro age como avalista de ‘memes’

        • Home
        • Notícias
        • Coluna Do Peninha
        • Bolsonaro age como avalista de ‘memes’
        Justiça decreta prisão preventiva de 9 militares por morte de músico no RJ
        10/04/2019
        Urgente! Danilo Gentili é condenado a seis meses de prisão em caso Maria do Rosário
        10/04/2019
        Publicado por Peninha on 10/04/2019
        Categorias
        • Coluna Do Peninha
        Tags

        Presidente Jair Bolsonaro em Brasília

        Presidente perdeu popularidade, mas ganhou seguidores nas redes sociais

        Em três meses de governo e de polêmicas, o presidente Jair Bolsonaro perdeu popularidade nas pesquisas, mas ganhou seguidores nas redes sociais. O número de adesões a sua conta no Twitter aumentou de 2,7 milhões para 3,9 milhões, destaca o jornal O Estado de S. Paulo. No Instagram, ele atingiu a marca de 11,2 milhões de seguidores, um acréscimo de quase três milhões. Boa parte desse sucesso está diretamente atrelada à atuação do próprio Bolsonaro.

        O presidente se envolve pessoalmente na conquista de seguidores. Ele participa da criação de grande parte dos memes (mensagens com rápido e maciço compartilhamento) e textos publicados nas suas redes sociais e nas páginas de seus familiares.

         

        Entre uma audiência e outra no Palácio do Planalto, Bolsonaro discute propostas de memes apresentadas por auxiliares. O Estadoteve acesso a um áudio em que o presidente comenta a criação de uma dessas peças com um subordinado. “Tá muito bom. Pode mandar para suas redes que eu já mandei para os meus mais de cem grupos”, diz o presidente, na gravação.

        Em outro áudio ouvido pela reportagem, Bolsonaro critica o tamanho das letras de uma legenda usada em uma fotografia dele. “Olha, essa letrinha aí não tá boa, não. Vai ficar difícil para ler”, observa. O meme vetado não foi publicado nas redes sociais de aliados.

        Depois de passarem pelo crivo do presidente, os memes são disparados para grupos de WhatsApp e replicados nas redes sociais de Bolsonaro e de auxiliares. O presidente só autoriza o filho “02”, Carlos, vereador pelo PSC do Rio, e outros dois assessores a fazerem as postagens. Eles têm trabalhado intensamente nessa tarefa. Nos três meses de governo, o grupo publicou, em média, seis mensagens diárias no Twitter e quase quatro no aplicativo Instagram.

        O presidente também mantém ativos grupos no WhatsApp criados ainda no tempo de deputado, bem antes de entrar na disputa pela Presidência. Na campanha do ano passado, ele gravou um vídeo sobre o volume de mensagens recebidas.

        Bolsonaro levou o hábito de se comunicar por áudios para dentro do Planalto. Em fevereiro, gravações entre o presidente e seu então ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gustavo Bebianno, foram parar nos jornais, e resultaram na queda do aliado.

        Polêmica

        Mensagens e imagens controversas são disparadas também pelo número de WhatsApp oficial do Planalto. No último dia de março, o presidente autorizou a divulgação de um vídeo em defesa do golpe militar de 1964.

        Como mostrou o Estado na semana passada, o mesmo número de WhatsApp é usado pela Secretaria de Comunicação da Presidência para o envio de mensagens de utilidade pública, além de notícias e serviços do governo.

        O Planalto estima que cerca de 17 mil pessoas receberam o conteúdo. No vídeo, o apresentador exalta o papel Exército na ditadura, e afirma que as Forças foram “conclamadas” pelo povo e precisaram agir. “Foi aí que, conclamado por jornais, rádios, TVs e, principalmente, pelo povo na rua, povo de verdade, pais, mães, igreja, que o Brasil lembrou que possuía um Exército nacional e apelou a ele. Foi só aí que a escuridão, graças a Deus, foi passando, e fez-se a luz.”

        O disparo desse vídeo por WhatsApp foi feito de uma sala chamada “fazenda de celulares”. Neste local, 15 aparelhos são usados para repassar dados a jornalistas e servidores cadastrados. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

        Do Estadão Conteúdo – 10/04/2019 – 12:15

         

        Share
        0
        Peninha
        Peninha

        Artigos Relacionados

        18/08/2022

        Marconi Perillo lança campanha em Goianésia e fala em caminhada propositiva


        Leia mais

        O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)

        18/08/2022

        Goiás confirma mais de 2 mil casos de covid-19 em 24 horas


        Leia mais
        18/08/2022

        Goiás lidera casos confirmados de varíola dos macacos na região Centro-Oeste


        Leia mais

        Deixe um comentário Cancelar resposta

        O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

        Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

        Jornal Do Peninha Opinião e Informação

        Site Gerenciado por  KIMBER WEB

        Close