Jornal do Peninha

Opinião e informação

Bolsonaro convida Caiado para a posse de Milei na Argentina

Tarcísio e Zema também estão na lista 

Ludymila Siqueira

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convidou o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), para integrar a comitiva para a posse de Javier Milei na Presidência da Argentina, marcada para 10 de dezembro. A lista de convidados inclui ainda os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ratinho Jr. (PSD), do Paraná. Além de Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, e Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, que já confirmaram presença. 

Bolsonaro vai levar também a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e assessores próximos, como o ex-secretário de Comunicação (Secom) Fábio Wajngarten. Na segunda-feira (20/11), o ex-presidente afirmou que foi convidado por Milei para prestigiar a posse em dezembro.

Bolsonaro aposta em uma possível ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na posse de Milei para estreitar ainda mais os laços com a direita argentina e engajar o discurso de que “este campo político voltou a se organizar na América do Sul”. 

Na segunda-feira (20/11), assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, o ex-ministro Celso Amorim sinalizou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve comparecer à cerimônia de posse de Javier Milei como presidente da Argentina. O motivo da ausência, admitiu Amorim, são as “ofensas” proferidas por Milei contra Lula durante a campanha presidencial. Integrantes do governo brasileiro defenderam nesta segunda, inclusive, que o argentino deveria pedir “desculpas” ao presidente do Brasil.