Jornal do Peninha

Opinião e informação

Botos encalham após lago ficar com baixo nível de água em Luiz Alves

Governo de Goiás enviou equipe de resgate

AR

Um biólogo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), acompanhado por uma pesquisadora e um veterinário do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), foram enviados para resgatar dois botos encalhados em um lago com nível baixo no município de Luiz Alves, que deságua no Rio Araguaia, em Goiás. Eles seguem para local com uma embarcação para fazer o monitoramento e tentar fazer a translocação dos animais para a calha do Araguaia, que tem profundidade mais adequada.

 

O grupo fará medição da temperatura da água do lago para checar a hipótese de que a alta temperatura do corpo hídrico esteja motivando os botos a buscar o leito do Araguaia. Sabe-se que no lago há uma fêmea com filhote e dois adultos, mas foram a fêmea e o filhote que encalharam na última quinta (29/8).
Semad e WWF vão monitorar, nos próximos dias, o estado de saúde dos botos e proceder com o tratamento deles, se estiverem feridos. Se eles estiverem bem, a translocação será feita de imediato. O ICMBio também prestará suporte.
A Semad já disponibilizou a estrutura necessária ao trabalho da equipe, o que inclui embarcação, equipamentos usados na translocação e pouso para que os profissionais realizem o monitoramento nos próximos dias. O planejamento dos especialistas inclui fazer uma vistoria na região para saber se há outros casos que demandam intervenção.