Jornal do Peninha

Opinião e informação

Caiado anuncia testagem em massa da covid-19 em municípios goianos

Governo firmou convênio com Fiocruz

Fonte: AR

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, anunciou, nesta segunda-feira (13/7), um novo convênio entre o governo estadual e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para realizar testagem em massa da covid-19 em municípios goianos. “Implementaremos o teste RT-PCR. Este sim, um teste preciso e confiável para fazermos o rastreamento e isolamento das pessoas em Goiás”, afirmou o governador durante a assinatura do novo decreto estadual para flexibilizar setores econômicos e outras atividades, no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia.
Segundo Caiado, o número de cidades beneficadas pelo convênio “pode ser ampliado”. “Ficaremos responsáveis pela coleta, e a Fiocruz pelo transporte do material e divulgação do resultado em até 48 horas. Acredito que teremos a capacidade de rastreamento [da doença] muito grande, pedindo o apoio de todas as estruturas municipais para podermos realizar o isolamento”, explicou o governador.
Ele não detalhou quais municípios receberão o serviço a princípio, mas reforçou pedido de apoio ao setor privado. “Peço o apoio de vocês, empresários, para que possamos fazer a testagem naqueles que estão na faixa de risco e que são funcionários de suas empresas, possibilitando, assim, a condição de isolamento. Esse é um trabalho de conscientização conjunto.”
 
Titular da Superintendência de Vigilância Sanitária (Suvisa), Flúvia Amorim contou que os kits de testagem começam a ser distribuídos nesta segunda-feira (13). Ela informou que o Estado analisa todos os parâmetros nacionais e internacionais que obtiveram sucesso no mundo até o momento. “Posso adiantar que o governo estadual vai abarcar mais critérios do que o próprio Ministério da Saúde, que atualmente testa apenas casos graves”.
 
O governo estadual afirma que o teste RT-CPR será disponibilizado também para pacientes com quadros leves ou apenas sintomas gripais, seguindo medida de enfrentamento adotada na Nova Zelândia.