Jornal do Peninha

Opinião e informação

Caiado defende autonomia brasileira para gestão de recursos naturais

Governador participou de encontro em São Paulo

O governador Ronaldo Caiado defendeu a autonomia do Brasil para gestão de recursos naturais, durante participação do Encontro Anual de Líderes Comunitas, em São Paulo. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (6/10), com foco em discutir as soluções para os problemas da nação junto às principais lideranças públicas e privadas do país.

Em debate estava o tema “Economia Verde em Foco: Oportunidades Globais para o Brasil”, com mediação da secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos. Na ocasião, Caiado disse que “tentam imputar ao Brasil uma condição de réu na discussão ambiental”. 

“Na verdade, somos referência no mundo pelas nossas reservas, nossas riquezas. Temos a legislação mais dura e rígida que existe”, acrescentou o chefe do Executivo goiano, que integrou roda de conversa ao lado dos governadores Rafael Fonteles (Piauí), Helder Barbalho (Pará) e do prefeito Ricardo Nunes (São Paulo). Em debate estava o tema “Economia Verde em Foco: Oportunidades Globais para o Brasil”, com mediação da secretária Nacional de Planejamento, Leany Lemos. 

Caiado expôs uma série de políticas públicas implementadas em sua gestão, voltadas para a promoção do equilíbrio. Um exemplo é o Programa Produtor de Água que envolve propriedades particulares rurais em recuperação de nascentes. “Temos fazendas que produzem água. Isso está sendo muito realçado e faz com que possamos manter a oferta de água nas grandes cidades e, ao mesmo tempo, não comprometemos o meio ambiente e os nossos rios”, detalhou. 
Entre iniciativas mais recentes, a Estratégia Goiás Carbono Neutro 2050, pactuada para assegurar mitigação dos efeitos das mudanças climáticas em Goiás, foi destaque. “Estamos avançando cada vez mais. Goiás é responsável por 3% da emissão de carbono e estamos trabalhando fortemente para chegarmos a zero”, afirmou, ao citar o desafio de tornar a matriz produtiva do agronegócio ecologicamente limpa, sem perder a competitividade.
O Estado assumiu também o compromisso de manter as práticas de uso de solo e agrícolas sustentáveis para zerar o desmatamento ilegal. “Tem uma fiscalização e o Governo conta com a participação de todas as entidades de classe para que o desmatamento ilegal seja zero”, pontuou Caiado aos integrantes do evento.
O Governo de Goiás trabalha ainda para manter políticas de bioinsumos, geração de energia limpa, avanços no licenciamento ambiental, programa de autocomposições ambientais e instituiu, na gestão atual, o Juntos pelo Araguaia, que é o maior Programa de recuperação ambiental do Brasil. Conta hoje com quase 500 hectares restaurados.