Jornal do Peninha

Opinião e informação

Caiado participa da abertura da Festa do Divino em Pilar de Goiás

Celebração ocorre até 26 de junho 

O governador Ronaldo Caiado participou, neste sábado (28/5), da abertura da Festa do Divino Espírito Santo de Pilar de Goiás, no Vale do São Patrício. O início da tradicional festividade, com saída da folia, foi marcado pela missa em louvor ao Divino Espírito Santo, celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Com 275 anos do Império do Divino, a edição será realizada até 26 de junho. 
“É parte da nossa história. Tudo que é tradição tem que ser enaltecido, preservado. É fundamental podermos criar nossos filhos e netos tendo preservadas as tradições, que são orgulho para o nosso Estado de Goiás”, disse o governador após assistir à celebração. “É um momento para reflexão, que marca o início de um período dedicado à devoção de fé do povo católico ao Divino Espírito Santo”, observou.
O tema deste ano é “Divino Espírito Santo: fonte de amor, esperança e fé”. A missa solene foi celebrada pelo pároco, padre Antônio Gilson Santos Silva, que fez a bênção das bandeiras e a coroação do imperador e da imperatriz da festa, Augusto César Soares Aranha e Flaviane Lima Soares. Eles haviam sido escolhidos em 2019, mas, devido à pandemia, a realização da festa foi interrompida.
Na missa, o pároco falou aos fiéis sobre como saber se a pessoa é cheia do Espírito Santo. “É pelo seu procedimento, pelo seu comportamento, pelo seu jeito de viver. Uma pessoa justa, sim; uma pessoa verdadeira, fiel, sim; e aí, pelos frutos, se conhece a árvore. Se essa árvore  tem fruto de bondade, de caridade, de verdade, de amor verdadeiro, a raiz é Espírito Santo”, disse o padre.
Cavalhadas
Pilar de Goiás é um dos municípios que fazem parte também do Circuito de Cavalhadas, retomado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A batalha entre mouros e cristãos deve ser encenada em setembro na cidade. Neste sábado (28/5), o governador Ronaldo Caiado ressaltou a retomada da realização neste ano. 
Com investimento de R$ 1,8 milhão do Tesouro Estadual, estão previstas encenações em 12 municípios, entre os meses de junho e outubro deste ano. “Estou buscando, mesmo ainda no período da pandemia, auxiliar todas as cidades que voltaram com esse festejos que estavam paralisados”, destacou.