Jornal do Peninha

Opinião e informação

Caldas Novas suspende aulas presenciais em parte das escolas e Cmeis após aumento de casos de Covid-19 entre servidores

Por Millena Barbosa, G1 GO

Aulas voltam a ser suspensas após casos de Covid em escolas de Caldas Novas

A Prefeitura de Caldas Novas, na região sul de Goiás, suspendeu, por cinco dias, as aulas presenciais em parte das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Segundo o município, a medida foi tomada após o aumento do número de casos de Covid-19 entre os servidores.

Em nota, a prefeitura informou que “mesmo adotando rígido protocolo de retorno as aulas com distanciamento social, uso de máscaras, face-shield, álcool 70% e sanitização, os casos confirmados e suspeitos de Covid-19 aumentaram exponencialmente no âmbito da Secretaria de Educação Esporte e Lazer e nas unidades escolares”.

De acordo com o município, até a manhã desta segunda-feira (5), cinco servidores testaram positivo para o coronavírus e outros 11 estão com suspeita da doença. Ao todo, 15 unidades foram fechadas (veja abaixo quais são).

O município informou ainda que faz rigorosa desinfecção nas salas de aula, no transporte escolar e na sede da pasta. Segundo a prefeitura, durante esse período de suspensão do ensino presencial, os professores irão trabalhar de forma remota. Após os cinco dias, uma nova avaliação da situação nas unidades.

Unidades fechadas

Conforme o comunicado, os casos confirmados foram registrados nos seguintes locais:

  • CMEI Mei Mei;
  • CMEI Santa Ana;
  • Escola Municipal Zico Batista;
  • Escola Municipal Waldomiro Gonçalves de Sousa;
  • CMEI Pequeno Príncipe;
  • Centro Social Pró-Família;
  • Transporte escolar.

Unidades com casos em investigação também foram fechadas. São elas:

  • CMEI Marcia Helena;
  • CMEI Sugio Kato;
  • CMEI Edilson Mendes Cabral;
  • Instituto Terezinha Palmerston;
  • Escola Municipal Orozina Maria Martins;
  • Escola Municipal Geraldo Dias;
  • CMEI Vó Dina e Vovô João;
  • CMEI Vó Idalina;
  • CMEI Vó Tuta Pereira;
  • Sede da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer.

Volta às aulas presenciais

A Prefeitura de Caldas Novas havia publicada, no último dia 30 de julho, um decreto prorrogando o início das aulas presenciais na rede municipal de ensino para o dia 16 de agosto. Segundo o prefeito Kleber Marra (Republicanos), a medida havia sido tomada justamente pelo aumento no número de casos de coronavírus.

No entanto, um liminar da Justiça determinou, no dia 2 de julho, que as aulas presenciais retornassem imediatamente. Com isso, o município acatou e retomou com 12,5 % da capacidade de ocupação nas escolas municipais e 50% nos Cmeis.

Casos de coronavírus e ocupação dos hospitais

De acordo com o último boletim divulgado pela Prefeitura de Caldas Novas, até a última sexta-feira (6), a cidade registrou 10.541 casos de coronavírus desde o início da pandemia. Conforme o município, 239 pessoas perderam a vida para o vírus.

A rede hospitalar municipal está com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. O índice na enfermaria é de 68%. As informações também foram divulgadas na última sexta-feira.