Jornal do Peninha

Opinião e informação

Canoas (RS) ordena evacuação de 50 mil pessoas em área de risco de enchentes

Onze bairros foram afetados

José Abrão

O prefeito Jairo Jorge, de Canoas (RS), na região metropolitana de Porto Alegre, ordenou neste sábado (4/5) a evacuação de 11 bairros do município, cerca de 50 mil pessoas. O prefeito alegou que a gestão municipal não tem capacidade de resposta para lidar com a situação.
 
Após a ordem, o caos tomou conta da parte baixa da cidade conforme a população tenta deixar o município ou ir para áreas mais elevadas. Vídeos da multidão tentando passar pelas ruas alagadas estão viralizando nas redes sociais.
 
Parte dos acessos do município ainda estão tomados pela água. Nos vídeos, é possível ver a população tentando se deslocar a pé, com barcos e até com jet skis.
 
A cidade tem 348 mil habitantes. A recomendação os bairros Niterói, Mathias Velho, Fátima, Harmonia, Central Park, Cinco Colônias, São Luís, Rio Branco, Vila Cerne, Santo Operário e Mato Grande. Eles são afetados pela água vinda da Serra Gaúcha e dos rios Sinos e Jacuí.


A prefeitura de Canoas divulgou que ônibus serão providenciados para atender a necessidade de transporte da população para fora da área afetada. Enquanto isso, moradores se aglomeram à espera do socorro.

Homens das Forças Armadas estão no local ajudando no resgate, especialmente aéreo daqueles que estão ilhados. Cerca de 3 mil pessoas já foram levadas para abrigos públicos da prefeitura, que deve abrir mais 11 locais para receber os desalojados provisoriamente.


Na manhã deste sábado (4/5), o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) teve que ser completamente evacuado esta manhã e grande parte da cidade continua sem água potável e sem energia elétrica. Apenas duas das oito casas de bombas do sistema de drenagem municipal estão funcionando.
 
Até agora, 56 mortes foram causadas pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul nos últimos dias. Há 67 pessoas desaparecidas. Ao todo, 281 municípios foram afetados.