Jornal do Peninha

Opinião e informação

Cidades turísticas goianas terão segurança reforçada durante o carnaval

Efetivo contará com um acréscimo de 30%

A Operação Carnaval 2020 da Segurança Pública contará com um acréscimo de 30%, em média, no efetivo das forças policiais, principalmente nas cidades turísticas. Uma das maiores preocupações é o trânsito nas rodovias federais e estaduais. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo secretário Rodney Miranda, titular da Segurança Pública “Temos um plano de fiscalização mais rigoroso, para evitar que as pessoas usem os carros como armas”, afirmou em entrevista coletiva que também contou com a participação do governador Ronaldo Caiado. 

Até o dia 26, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSPGO), vai reforçar a ação policial principalmente em cidades como Alto Paraíso, Caldas Novas, Goianésia, Pirenópolis e cidade de Goiás, tradicionalmente as mais visitadas durante o feriado. A presença visa diminuir o tempo-resposta às ocorrências, garantindo mais eficiência no atendimento.
Participam da Operação Carnaval 2020 as polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária e a Superintendência de Polícia Técnico-Científica. Integração, inteligência e integridade vão nortear as forças policiais na elaboração de um esquema de atuação. Essa união visa garantir um melhor rendimento das ações, contribuindo com a redução de crimes e de acidentes.
O objetivo da Operação, conforme foi destacado pelo governador, é superar os  bons índices de 2019, por meio de ações preventivas e integradas dos órgãos de Segurança Pública. “Para que todos os goianos possam se divertir com tranquilidade, sem que venham a sofrer sequelas e consequências graves da irresponsabilidade de terceiros”, salientou. “Que esse Carnaval seja o mais alegre, o mais festivo, mas também o mais seguro de todos os tempos. Desejo ao coronel Franco [comandante da operação] que promova cada vez mais a interação de todas as nossas polícias e que consigamos conscientizar todas as pessoas da melhor forma possível”, completou Caiado.
Na solenidade desta manhã também foram entregues quatro caminhonetes à Corporação, sendo duas delas adquiridas em parceria com as secretarias estaduais de Saúde (SES) e de Meio Ambiente (Semad), com recursos próprios. Também três micro-ônibus provenientes de emendas de deputados federais – duas de autoria de João Campos e uma de Lucas Vergílio, somando um investimento de mais de R$ 2 milhões – que passam a compor a frota operacional do Corpo de Bombeiros, atuando principalmente nas ocorrências de resgate e salvamento.