Com mais de 50 apresentações gratuitas, iniciativa do Governo de Goiás e Sesc incentiva a cultura e fortalece a cena artística regional
Entre os dias 16 e 18 de outubro, o Claque Cultural desembarca na cidade de Morrinhos, transformando o Lago Recanto das Araras e outros espaços da cidade em palcos de arte e convivência. A programação, que é totalmente gratuita, reúne diferentes linguagens artísticas, como teatro, música, dança, circo, cinema e exposições visuais e de artesanato, uma verdadeira celebração da diversidade cultural goiana.
Durante os três dias de evento, o público poderá conferir apresentações de artistas locais e regionais, como Ricardo Guerra, Orquestra de Violeiros de Silvânia, Cia Sei Lá o Quê de Teatro, Tiago Lima, Clã da Comédia, MC Murcego, Hugo Guimma e muitos outros. Haverá ainda sessões de cinema no Teatro Juquinha Diniz, exposições de artesanato e artes visuais e intervenções urbanas que ocupam diferentes espaços da cidade. Confira a programação completa no perfil do Claque no Instagram: @claquecultural.
“É emocionante ver a arte espalhada nos quatro cantos do município, colocando o artista local como protagonista de um grande evento como o Claque, ao mesmo tempo em que fomentamos toda a cadeia do setor de eventos e de turismo. E assim vamos até março de 2026, fazendo a maior maratona cultural do País, que será encerrada no dia 31 de março com mais uma participação nacional em um grande evento na praça Cívica, em Goiânia”, destaca o secretário da Retomada, César Moura.
“Nosso objetivo é democratizar o acesso à cultura, levando arte e entretenimento para todas as regiões do Estado. Morrinhos é uma cidade com forte identidade cultural, e o Claque chega para celebrar essa riqueza, promovendo experiências artísticas e a integração da comunidade”, pontua o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Goiás e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca como o Claque Cultural proporciona experiências culturais únicas ao público. “O Claque é uma ação que transforma espaços públicos em pontos de encontro. Em Morrinhos, o projeto cumpre mais uma vez a missão do Governo de Goiás e do Sesc de levar cultura de qualidade a todos, fortalecendo a cena artística local e aproximando a comunidade da arte”, afirma.
Próximos polos
A maior maratona cultural do país, realizada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, e Sesc Goiás, já começou em Goiânia e Jataí, e segue até março de 2026. Os próximos polos a receber o projeto serão Anápolis, Caldas Novas e Jussara. O polo de circulação nacional, na Bahia, recebe o Claque entre dezembro de 2025 e março de 2026.
SERVIÇO:
Claque Cultural – Morrinhos
Data: 16 a 18 de outubro
Local: Lago Recanto das Araras, Teatro Juquinha Diniz e Universidade Estadual de Goiás
Entrada gratuita