Jornal do Peninha

Opinião e informação

Clínicas denunciam atraso em repasses para atendimento a pacientes renais

Prefeitura diz que pagamentos estão em dia 

AR

A Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante (ABCDT) denuncia atraso no repasse de verbas federais destinadas ao custeio de sessões de hemodiálise em Goiânia. Segundo a entidade, o atraso no pagamento coloca em risco o tratamento de cerca de 1,8 mil pacientes renais crônicos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme a ABCDT, o repasse, referente aos serviços prestados em outubro de 2024, foi feito pelo Ministério da Saúde ao município em 27 de novembro do mesmo ano e pela legislação, os valores deveriam ter sido transferidos às clínicas conveniadas até 2 de dezembro, mas, até o momento, o pagamento ainda não foi realizado.

Procurada pelo jornal A Redação, a Secretaria Municipal de Saúde informou que “na atual gestão, os pagamentos a todos os prestadores de serviços de saúde estão sendo feitos em dia, assim que a prefeitura recebe os recursos do Ministério da Saúde”. Por meio de nota, a prefeitura também comunicou que apenas uma clínica está sem receber, devido a problemas burocráticos da empresa.

De acordo com a ABCDT, mesmo sem receber os recursos, as clínicas de diálise conveniadas em Goiânia seguem atendendo os pacientes, mas alertam para o risco iminente de interrupção dos serviços. “As clínicas seguem prestando atendimento sem saber até quando conseguirão continuar”.

“É inadmissível que serviços essenciais para a sobrevivência de pacientes renais sejam prejudicados por atrasos no pagamento. A falta de penalizações para os gestores que descumprem os prazos só piora a situação”, declara o presidente da ABCDT, Dr. Yussif Ali Mere Júnior.