Atividade deve gerar 90 mil empregos em 2023
Victor Santos
O setor de serviços deve ser o principal destaque da economia local e nacional em 2023, de acordo com estudo, divulgado nesta quinta-feira (25/5), pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio). Com crescimento acumulado de 8,5% em 2023, o setor tem apresentado o maior desenvolvimento e geração de empregos em Goiás este ano.
De acordo com o assessor de assuntos econômicos da Fecomércio, Bruno Ribeiro Arleu, o setor de serviços deve gerar cerca de 90 mil empregos em Goiás no ano de 2023, dos quais 45 mil devem ser somente na área de turismo, atividade que apresenta o melhor desempenho. “O potencial de crescimento do setor de serviços pode ficar em torno de 8% e o de turismo de 9% no estado de Goiás”, afirmou Bruno Ribeiro.
Assessor de assuntos econômicos da Fecomércio, Bruno Ribeiro Arleu (Foto: Silvio Simões)
O turismo em Goiás apresentou crescimento de 22,5% em fevereiro deste ano, se comparado ao ano de 2022. A expectativa é de que o setor movimente cerca de R$ 1 bilhão em 2023. Agências de viagens, acomodações, transportes, gastronomia, guia, feiras e convenções aparecem como atividades ligadas ao setor destacado.
Bruno Ribeiro destacou que Goiás é o 4° estado do Brasil no quesito de crescimento do turismo. Para ele, os números representam uma retomada após a pandemia. “Muito mais do que esses números positivos, é o alívio de pensar que estamos voltando a um período de normalidade”, analisou.