incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, na região de Alto Paraíso, foi parcialmente controlado. Equipes do Corpo de Bombeiros anda continuam no local combatendo as chamas.
De acordo com os Bombeiros, os focos que estavam na região do Sertãozem, Vale Dourado e Tocantizinho foram combatidos e extintos graças ao empenho das equipes que combateram no período noturno e diurno. A chuva caiu em alguns locais isolados, mas insuficiente para o combate às chamas.
Uma das grandes dificuldades é a grande extensão das áreas atingidas pelo fogo e o terreno acidentado. Existe ainda, uma linha de fogo (aproximadamente 8 km) na região do Rio dos Couros. No início da manhã deste sábado (28) o helicóptero Bombeiro 01 realizou sobrevoo na área que ainda continua com a linha de fogo e está transportando equipes de bombeiros e brigadistas.
Foi verificado a existência de dois novos focos, sendo um na região do Vale Dourado e outro de maior extensão na área dos Couros em Boa Vista. Embora a chuva de ontem tenha ajudado a enfraquecer alguns focos, as ações de combate continuam de maneira intensiva no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.
Equipamentos e pessoal
Neste sábado, atuam 24 bombeiros militares. Estão sendo utilizadas nove viaturas, um avião e um helicóptero dos Bombeiros, além do uso de diversos equipamentos como Drones, GPS, abafadores, bombas costais e sopradores em conjunto com os Brigadistas do Parque. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) estão atuando com 4 aviões airtractor.
Investigação
A Delegacia Estadual do Meio Ambiente foi acionada para investigar as causas e achar os possíveis incendiários.