Jornal do Peninha

Opinião e informação

“Coragem para endireitar o Brasil” será o slogan da pré-campanha de Caiado

Governador buscará o Planalto em 2026 

Ludymila Siqueira

“Coragem para endireitar o Brasil”. Esse é o slogan de pré-campanha do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), à Presidência da República. O chefe do Executivo se mantém determinado a disputar o Planalto e formalizará sua pré-candidatura no dia 4 de abril, durante evento na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.

A frase e a estratégia preliminar foram definidas com seus auxiliares mais próximos e profissionais ligados ao União Brasil. O goiano optou, neste primeiro momento, por dispensar a contratação de um marqueteiro para iniciar sua corrida ao Palácio do Planalto.
A escolha do slogan busca acentuar duas características: a “coragem” para o enfrentamento dos problemas, como a crise de segurança pública, e a disposição para “endireitar”, no sentido de consertar o país.
Caiado desponta como um dos principais nomes da direita na corrida eleitoral e, desde o ano passado, tem reforçado sua intenção de disputar a Presidência em 2026. Nos últimos meses, ampliou articulações e intensificou debates para consolidar seu nome no cenário nacional. “Estou determinado a apresentar uma plataforma de mudança para o Brasil”, declarou nesta semana, após especulações sobre possível mudança de data do evento de lançamento da pré-candidatura.
A ideia de aproveitar sua viagem a Salvador, onde também será homenageado com o título de Cidadão Baiano e receberá a Comenda 2 de Julho, faz parte de uma estratégia para ampliar sua visibilidade no Nordeste, considerado um reduto eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Aliança para 2026
Recentemente, Caiado destacou que alianças políticas devem ser discutidas apenas no ano eleitoral. “Sou um cidadão pragmático. Temos que discutir esse assunto em 2026”, disse, rechaçando especulações antecipadas sobre possíveis composições.
O governador já iniciou articulações para ampliar sua projeção nacional, colocando a segurança pública como uma de suas principais bandeiras de campanha. Para fortalecer sua presença no debate político, ele deve intensificar viagens pelo país e encontros com lideranças políticas nos finais de semana, buscando ampliar sua base de apoio.
O nome de Caiado tem ganhado destaque em debates estratégicos, especialmente nas áreas de segurança pública e educação. Nas eleições municipais mais recentes, ele consolidou sua influência ao se tornar o primeiro governador, em 36 anos, a eleger um prefeito na capital goiana: Sandro Mabel.
Apesar do fortalecimento de sua pré-candidatura, o cenário para 2026 ainda está indefinido. Outros nomes da direita são cotados para a disputa, entre eles o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). A movimentação dos partidos deve se intensificar nos próximos meses, com os primeiros alinhamentos estratégicos para a Presidência, o Senado e os governos estaduais tomando forma.