Jornal do Peninha

Opinião e informação

Covid-19: 3,2 mil idosos acima de 65 anos não receberam 2ª dose em Goiânia

Atraso do reforço prejudica imunização

Dentre os grupos a partir de 65 anos, o que mais registrou evasão do reforço, em números totais, foi aquele da faixa etária de 80 anos acima: 1.479 de 51.683 não foram completamente imunizados. De acordo com pesquisa publicada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV Social) em abril de 2020, o novo coronavírus pode ser até 13 vezes mais letal em idosos com 80 anos ou mais, se comparados com o número de mortes entre pessoas de 50 a 55 anos.
O mesmo estudo ainda cita dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC) de 2018, pois o levantamento reforça que quase 20% dos idosos brasileiros acima de 65 anos são as pessoas de referência de seus domicílios, ou seja, aqueles que mais contribuem para a subsistência da família. Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia, Yves Ternes, destaca que a “vacinação completa” requer duas doses.
Segundo explicou o superintendente, em entrevista ao jornal A Redação, a não aplicação da segunda dose pode reduzir a eficácia da vacina para cerca de 50% a 60% contra casos graves e até mesmo fatais da doença. “Quando se toma a segunda dose da Pfizer e Astrazeneca, além de aumentar o tempo da imunização, se eleva também a proteção para, respectivamente, 90% e mais de 70%”, disse.
Mas o atraso, conforme pontuou Ternes, pode não ser somente pela evasão intencional na hora de tomar o reforço. Yves acrescentou que, às vezes, a pessoa pode ter tomado a segunda dose em outro município. “Para isso, a SMS analisa um banco de dados que obteve em conjunto com a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás [SES-GO] para buscar informações mais conclusivas em relação à evasão da segunda dose.”
Além do cruzamento de dados para saber sobre a conclusão da vacinação, a SMS ainda irá apurar a quantidade de pessoas elegíveis para receber a primeira dose que ainda não foram aos postos. A indicação do superintendente é de que os goianienses com o reforço da imunização em atraso busquem, o mais rápido possível, os pontos que atuam com a aplicação da segunda dose. “Não há qualquer orientação do Ministério da Saúde para que essas pessoas com a dose em atraso não sejam vacinadas assim que procurarem os postos de vacinação”, ressaltou.
Confira os postos de aplicação da segunda dose contra a covid-19 em Goiânia:
– Escola Municipal Francisco Matias
– Escola Municipal Lions Clube Bandeirante
– Escola Municipal Coronel José Viana
– Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais
– Escola Rotary Goiânia Oeste
– Salão Comunitário (ao lado do CSF Guanabara I)
– Área I da PUC Goiás
*Não há necessidade de agendamento