Solenidade será nesta sexta-feira (7/3)
AR
O procurador-geral de Justiça Cyro Terra Peres tomará posse nesta sexta-feira (7/3) para exercer novo mandato (biênio 2025-2027) na chefia do Ministério Público de Goiás (MPGO). A solenidade está marcada para as 17 horas, no auditório do Edifício Nilma Maria Naves Dias do Carmo, a sede da instituição, no Jardim Goiás, em Goiânia. O evento é uma sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça.
Cyro Terra Peres foi reconduzido ao cargo pelo governador Ronaldo Caiado após integrar a lista enviada ao chefe do Executivo, formada a partir dos votos das membras e membros do MPGO, em eleição realizada em 3 de fevereiro.
Já confirmaram presença na solenidade: governador do Estado, Ronaldo Caiado; presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Bruno Peixoto; presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Leandro Crispim; corregedor-geral do Ministério Público de Goiás, Sérgio Abinagem Serrano; ouvidora do Ministério Público de Goiás, Orlandina Brito Pereira; secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Alencar José Vital; presidente da Associação Goiana do Ministério Público, Benedito Torres Neto; prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; arcebispo metropolitano de Goiânia, Dom João Justino; secretário-geral do CNMP, Carlos Vinícius Alves Ribeiro (neste ato representando o presidente do CNMP, procurador-geral da República, Paulo Gonet); presidente do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais de Justiça dos Estados e da União – CNPG, procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur; corregedor-geral do CNMP, Ângelo Fabiano Farias da Costa; defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes; secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Goiás, Talita Hayasaki (representando o presidente Rafael Lara Martins); presidente do TRE-GO, Luiz Cláudio Veiga Braga; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Helder Valin; presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Joaquim de Castro, entre outras autoridades no Estado.
Também confirmaram presença os os procuradores-gerais de Justiça de Pernambuco, José Paulo Cavalcante Xavier Filho; Mato Grosso, Rodrigo Fonseca Costa; Mato Grosso do Sul, Romão Ávila Milhan Júnior; Tocantins, Abel Andrade Leal Júnior; Espírito Santo, Francisco Martinez Berdeal; Piauí, Cleandro Alves de Moura; Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; além de representantes de outras unidades do MP brasileiro.
Currículo
Procurador-geral de Justiça desde 8 de março de 2023, Cyro Terra Peres é natural de Bebedouro (SP), tendo se formado na faculdade de Direito da Universidade de São Paulo em 1994. Ingressou no MPGO em agosto de 1995, atuando como promotor de Justiça substituto em Niquelândia e Rio Verde entre 1995 e 1996. Neste ano e até 1998, respondeu pela Promotoria de Justiça de Mozarlândia, seguindo para a Promotoria de Justiça de Ivolândia entre 1998 e 1999 e a Promotoria de Justiça de Rubiataba de 1999 a 2007.
Em seguida, Cyro assumiu a 67ª Promotoria de Justiça de Goiânia, atuando junto ao Tribunal do Júri entre 2007 a 2016. Também exerceu a função de promotor de Justiça corregedor entre 2011 e 2015. Em 2016, assumiu a 75ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atuação na área da infância e juventude.
Entre 2017 e 2019, Cyro foi assessor jurídico-administrativo na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais. Entre 2019 e março de 2023, ocupou o cargo de subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Atualmente, é titular da 96ª Promotoria de Justiça de Goiânia, com atribuição no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher.