Jornal do Peninha

Opinião e informação

Datafolha: Maioria vê Lula culpado e não concorda com anulação da condenação

2.023 brasileiros foram ouvidos

Fonte: AR

Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira (22/3) aponta que a maioria dos brasileiros considera que a condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do tríplex foi justa e que o ministro Edson Fachin agiu mal ao anular a sentença contra o petista. 

De acordo com o levantamento, que ouviu 2.023 pessias nos dias 15 e 16 de março, 57% dos entrevistados acham que a condenação dada pelo então juiz Sergio Moro a Lula, na Operação Lava Jato, foi justa. Outros 38% consideram que a condenação foi injusta, enquanto 5% dos entrevistados não souberam responder. 
Ainda de acordo com a pesquisa, 51% das pessoas ouvidas acham que Fachin agiu mal ao anular a condenação do ex-presidente, enquanto 42% acham que agiu bem. 6% dos entrevistados não souberam responder. 

O caso

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Na decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. Com a decisão, o ex-presidente não terá mais restrições na Justiça Eleitoral e está elegível para disputar um cargo público. 
Pela decisão, ficam anuladas as condenações nos casos do triplex do Guarujá (SP), com pena de 8 anos e 10 meses de prisão, e do sítio em Atibaia, na qual Lula recebeu pena de 17 anos de prisão. Os processos deverão ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília para nova análise do caso. 
A anulação ocorreu porque Fachin reconheceu que as acusações da força-tarefa da Lava Jato contra Lula não estavam relacionadas diretamente com os desvios na Petrobras. Dessa forma, seguido precedentes da Corte, o ministro remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília.