Jornal do Peninha

Opinião e informação

Deputado goiano diz que faltam condições para aprovar reforma da previdência

Suplente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, o deputado goiano Francisco Júnior (PSD), disse nesta quinta-feira (4), que falta o governo apresentar dados com clareza e articulação política para aprovar a reforma da previdência.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, passou seis horas ontem na CCJ explicando o projeto aos deputados. De acordo com o deputado goiano, a sessão mostrou a falta de orientação da base governista. A bancada do PSL não conseguiu equilibrar as inscrições de deputados e a oposição teve muito mais espaço que os governistas. Para Francisco Júnior isso é uma clara indicação da dificuldade de votação da reforma da previdência.

Assim como seu colega Rubens Otoni (PT), Francisco Júnior diz que a mudança do sistema de repartição para o de capitalização da previdência social no Brasil é a espinha dorsal do projeto do governo, mas sente que o governo tem dificuldade para esclarecer seu projeto.

O deputado observa que não estão garantidas a aprovação da redução benefício de prestação continuada (BPC), a idosos e pessoas com deficiência carentes e a idade de aposentadoria para trabalhador rural. “Percebemos pela fala do ministro que a reforma da previdência é um item de um conjunto de medidas, como a reforma tributária, projeto para amenizar os encargos trabalhistas, mas estas propostas não estão no Congresso”, diz.