Dados são do IBGE
Fonte: AR
A produção industrial goiana cresceu 4,0 % em outubro deste ano frente a setembro. Trata-se do avanço mais acentuado do país e a quinta taxa positiva consecutiva, acumulando ganho de 6,4% nesse período e sendo também o melhor outubro da série histórica. Já a produção industrial nacional cresceu 0,8% na mesma base de comparação, sendo também o melhor outubro da série histórica. Os dados foram divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística.
No crescimento de 0,8% da produção industrial nacional na passagem de setembro para outubro de 2019, série com ajuste sazonal, sete dos quinze locais pesquisados mostraram taxas positivas. Goiás (4,0%) e Amazonas (2,3%) registraram os avanços mais acentuados, mas São Paulo (1,5%), Região Nordeste (1,2%) e Bahia (0,9%) também alcançaram expansões mais intensas do que a média nacional. Mato Grosso (0,6%) e Rio de Janeiro (0,2%) também tiveram índices positivos em outubro de 2019.
Já o Paraná (0,0%) mostrou variação nula no mês de outubro, após crescer por três meses seguidos. Por outro lado, Espírito Santo (-8,1%) apontou o recuo mais elevado em outubro de 2019, eliminando todo o crescimento de 3,3% observado em setembro. Os demais resultados negativos foram assinalados por Pará (-1,3%), Ceará (-1,1%), Minas Gerais (-0,7%), Pernambuco (-0,6%), Santa Catarina (-0,6%) e Rio Grande do Sul (-0,2%).
Destaque
Além da melhor variação mês/mês da série com ajuste sazonal do país, a Produção Física Industrial de Goiás também foi destaque na variação com o mesmo mês do ano anterior, variando 11,2%. Com isso, o estado acumula alta de 2,8% no ano e de 1,2% nos últimos 12 meses, sendo esta última, a primeira variação positiva desde agosto de 2018.