Jornal do Peninha

Opinião e informação

Dez hospitais em Goiânia têm 100% dos leitos de UTI para covid-19 ocupados

Dados são da plataforma da SES-GO

 

Fonte: AR

Dez hospitais privados de Goiânia que possuem estrutura reservada para tratamento de covid-19 estão com 100% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) lotados. O levantamento foi feito pelojornal A Redação, na manhã desta quinta-feira (21/1), a partir da plataforma oficial disponibilizada pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) de Goiás.

As unidades de saúde com ocupação máxima de UTIs para covid-19 são: Hospital Jacob Facuri; Hospital Santa Rosa; Hospital Gastro Salustiano; Hospital Samaritano; Hospital Neurológico; Instituto Ortopédico de Goiânia IOG; Hospital de Acidentados; Hospital Ortopédico de Goiânia Geraldo Pedra; Hospital do Coração e o Hospital Amparo.

Os dados correspondem às atualizações realizadas até 10h de quarta-feira (20/1), e que são enviadas pelos próprios hospitais. Ainda segundo o painel, a taxa geral de ocupação de leitos de UTI para covid-19 na capital, considerando os públicos e privados, é de 75% na manhã desta quinta-feira. Já na enfermaria, é de 52,73%.

Vale destacar que os dados da plataforma são atualizados a todo momento. Portanto, podem sofrer oscilações.

Estado
O painel da SES-GO também apresenta o cenário de internações em hospitais públicos e privados em todo Estado. Nesse caso, até a manhã desta quinta-feira (21), 74,56% dos leitos de UTI para covid-19 estão ocupados. Já a enfermaria, a taxa é de 39,98%.

Considerando apenas os leitos estaduais, a plataforma de dados aponta que 72,76% dos leitos de UTI para covid-19 estão ocupados; a enfermaria corresponde a 53,94% de uso.

Por meio de nota, a SES-GO também informou que “o Estado acompanha o aumento na taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados aos pacientes da covid-19 na rede pública e privada”. Segundo a nota, os leitos da rede pública podem ser impactados devido à alta demanda na rede particular. “Desde o dia 1º de janeiro, os leitos de UTI destinados aos pacientes da covid-19 na rede estadual seguem com aumento sustentado da taxa de ocupação. A estimativa é que esse aumento foi de 1% por dia”, diz o documento.
A pasta destacou que já toma medidas para enfrentar o aumento no número de internações, como a ativação de leitos de UTI nos hospitais da rede estadual, conforme Plano Estadual de Enfrentamento à Covid-19. A nota ainda ressalta que a população deve continuar se cuidando. “É essencial o uso máscara, higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e distanciamento social”, orienta. 


O jornal A Redação procurou a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), que representa parte dos hospitais da rede privada da capital. A assessoria da associação informa que não irá se pronunciar sobre o assunto.