Consulta será realizada em junho
Samuel Straioto
Terminou às 18h de quarta-feira (21/05) o período de inscrições das chapas que disputarão a Reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG) para o mandato de 2026 a 2029. Ao fim do prazo, foram oficialmente registradas duas chapas, conforme o cronograma da Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade Universitária (COC/UFG).
A primeira chapa é composta pelas professoras Sandramara Matias Chaves e Camila Cardoso Caixeta. A segunda é formada pela professora Karla Emmanuela Ribeiro Hora e pelo professor Eliomar Pereira de Souza.
A homologação das inscrições está prevista para esta quinta-feira (22), quando também será realizado o sorteio que definirá a numeração das chapas. Essa etapa marca o início formal da campanha eleitoral na universidade.
Quem são as candidatas?
Sandramara Matias Chaves é professora titular da Faculdade de Educação da UFG. Atuou como vice-reitora e reitora entre 2018 e 2021. Em 2021, liderou a chapa mais votada na consulta pública com 3.309 votos, mas não foi nomeada reitora pelo então presidente Jair Bolsonaro. Com ampla experiência em gestão universitária, é vista como nome ligado à defesa da universidade pública e à retomada de políticas estruturantes.
Karla Emmanuela Ribeiro Hora é professora associada da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA/UFG), doutora em Geografia, e atua como docente nos Programas de Pós-Graduação Projeto e Cidade (PROCIDADES/FAV/UFG) e Ciências Ambientais (PPGCIAMB/UFG). Com forte trajetória nas áreas de planejamento urbano, meio ambiente e políticas públicas, sua candidatura representa a renovação e defende uma gestão mais participativa.
Comissão é formada por entidades da comunidade
A Comissão Organizadora é presidida nesta edição pelo sindicato Sint-IFESGO, que representa os técnicos administrativos da UFG. A presidência está sob responsabilidade de Fernando César Silva da Mota, atual vice-coordenador de administração e finanças do sindicato.
A COC é composta por representantes das quatro entidades da comunidade universitária: Sint-IFESGO, ADUFG-Sindicato (docentes), DCE-UFG (estudantes de graduação) e APG-UFG (pós-graduandos).
Votação paritária e consulta eletrônica
A consulta à comunidade universitária será realizada nos dias 24 e 25 de junho, por meio do sistema eletrônico SIGEleição, com opção de voto presencial para aposentadas e aposentados que não tenham acesso ao sistema. A votação será paritária, com pesos proporcionais entre docentes, técnicos administrativos, estudantes da graduação, pós-graduação e CEPAE.
Embora a consulta seja chamada de “eleição”, seu caráter é consultivo. O resultado serve de referência para o Conselho Universitário da UFG, que elabora uma lista tríplice com os três candidatos mais votados. Essa lista é enviada ao Ministério da Educação e, posteriormente, à Presidência da República, que tem a prerrogativa de nomear um dos nomes indicados.
Historicamente, o costume tem sido respeitar a vontade da comunidade universitária, indicando o primeiro colocado da consulta. No entanto, em 2021, a atual reitora Angelita Pereira de Lima foi nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro, apesar de ter sido a terceira colocada na consulta interna. A decisão gerou críticas e reacendeu o debate sobre a autonomia universitária.
O atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva comprometeu-se publicamente a respeitar a escolha da comunidade acadêmica em todas as universidades federais. Até o momento, em seu mandato, tem seguido essa linha nas nomeações realizadas.