Fonte: site da Prefeitura de Morrinhos
A Prefeitura de Morrinhos, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e com apoio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), lança, oficialmente, nos canais de comunicação e plataformas digitais, à Campanha Faça Bonito 2020, em alusão ao 18 de maio – Dia de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O trabalho faz parte do Calendário Nacional, instituído pela Lei Federal 9.970/00, e conta com a parceria da rede de proteção: CRAS, Ministério Público, Polícias, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente, Poderes Legislativo e Judiciário e Secretarias Municipais. O jargão deste ano, apresentado pelo município, ressalta os cuidados com a pandemia e traz a seguinte mensagem: “Não feche os olhos. Use a máscara para se proteger, mas retire para denunciar”. O prefeito Rogério Troncoso e o vice Dr. Tércio Menezes também abraçam essa causa.
Segundo a coordenadora de Creas, Cicília Rosa, em virtude do coronavírus, a proposta da campanha será realizada nas redes sociais, aplicativos de mensagens e internet. O objetivo é produzir vídeos institucionais das equipes multidisciplinares reforçando o alerta ao público-alvo, além da distribuição de cartazes pelo comércio morrinhense, bem como o fornecimento de máscaras faciais personalizadas e a mobilização por meio de carro de som pelas ruas da cidade. “O Creas está desenvolvendo todo um trabalho de mobilização nas redes sociais juntamente aos demais órgãos da rede de proteção do município, fazendo todo acompanhamento especializado necessário, em casos de denúncia de violência contra as crianças e adolescentes. Com a ação, nós pretendemos sensibilizar a sociedade em geral, conclamar a todos para protegerem e contribuírem com essa parcela social”, disse destacando a relevância da campanha para o município, tendo em visto que a primeira-dama Terezinha Amaral vem desenvolvido um brilhante trabalho e eficiente pela garantia de direitos das crianças e dos adolescentes, com projetos, programas e ações que prezam, em sua essência, por transformar realidades destes sujeitos de direitos, assegurando a sua liberdade, segurança, educação e cidadania.
Cicília ainda ressalta que o papel do Creas é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Ela deixa sua equipe à disposição para dúvidas e mais esclarecimentos acerca da Campanha Faça Bonito 2020 (Cicilia Rosa da Silva Souza – coordenadora; Mônica Letícia Costa – psicóloga; Larissa Martins – psicóloga; Jéssica Raielle Lima – assistente social; Gediene Rosa de Sá – assistente social; Eveline Suéll de Lima Ávila – administrativo; Luciany Guimarães – Educadora Social; Kellen Cândida Santos – serviços gerais e Roberto Frauzino – motorista) e também o telefone de contato da pasta 3417. 2042. “É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual. Vamos apoiar esse projeto. Disque 100 para denunciar”, finaliza.