Comerciante disse que revidou com um soco após servidor gritar com ele.
Fonte: G1 Goiás
Um empresário foi filmado agredindo um servidor da prefeitura durante uma fiscalização a um comércio em Caldas Novas, no sul do estado (veja acima). Os fiscais verificavam o cumprimento do decreto municipal que estabelece uma série de regras para o funcionamento de estabelecimentos devido à pandemia de coronavírus.
A fiscalização aconteceu em um restaurante às margens da GO-213, na manhã de sábado (4). O dono apresentou um alvará que o permitia ficar aberto, já que era um restaurante às margens de rodovia.
“Eles falaram que eu não podia abrir, mas mostrei que, pelo decreto, eu podia. Aí falaram que não podia vender bebida [alcoólica]. Eu falei que não tinha problema, que não ia vender, mas pensei melhor e disse que ia fechar”, contou o empresário Edson Koch, dono do estabelecimento.
Ele estava com alguns familiares no local, que fica ao lado de sua casa, e decidiu almoçar com eles, mas sem atender a clientes. À tarde, os fiscais retornaram o restaurante e disseram novamente que ali não podia vender bebidas alcoólicas.
“Eu falei que era o dono, que não estava vendendo para mim. Ele veio com o dedo na minha cara e, na hora, minha reação foi revidar. Dei um soco nos olhos dele, mas porque ele gritou comigo, com minha família”, disse.
O vídeo mostra a confusão entre o dono e o fiscal. Após a agressão, outras pessoas tentam conter o empresário.
A Polícia Militar foi chamada e levou os envolvidos para a delegacia. Edson Koch assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por lesão corporal leve e foi liberado em seguida.
Em nota, a Prefeitura de Caldas Novas disse que a fiscalização era para orientar sobre a proibição de venda de bebidas alcoólicas no local e que, durante a tarde, mesmo após a primeira visita dos fiscais, foram encontradas pessoas bebendo no estabelecimento.
“Os fiscais orientaram novamente os presentes que não poderia haver venda de bebida alcoólica neste final de semana, no âmbito do município. Momento este em que um dos fiscais sofreu agressão física e verbal por parte do senhor que se encontrava respondendo pela localidade”, diz o comunicado da prefeitura.
A nota explica ainda que estão sendo tomadas as medias legais necessárias para resguardar o cumprimento das normativas, bem como a segurança e integridade dos servidores.
O Sindicato dos Servidores Públicos de Caldas Novas repudiou a agressão e disse que considera qualquer tipo de violência contra os fiscais como “inaceitável”.