Jornal do Peninha

Opinião e informação

Fieg entrega capacetes de respiração assistida à Prefeitura de Goiânia

Equipamento auxilia no tratamento da covid-19

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e diretor regional do Sesi, Sandro Mabel, entregou ao secretário municipal de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, dez capacetes Elmo, nesta sexta-feira (26/2). Trata-se de equipamento de respiração assistida eficaz no tratamento de pessoas com quadros leves ou moderados de covid-19. 
 
Os capacetes serão utilizados no Hospital e Maternidade Célia Câmara, na capital. Desenvolvida por pesquisadores do Ceará, a invenção pode diminuir em até 60% a necessidade de internações em leitos de UTI.
 
O Elmo envolve toda a cabeça do paciente. Ele é fixado no pescoço com uma base que veda a passagem do ar. Aplica-se um fluxo de gases medicinais com oxigênio (O2) e ar comprimido capaz de gerar uma pressão positiva. Essa pressão ajuda em situações em que o pulmão está com dificuldade de oxigenação. O Elmo pode ser esterilizado e reutilizado em outros pacientes. 
 
Além dos equipamentos, a Fieg disponibilizou dez veículos para serem utilizados na campanha de vacinação contra a Covid-19. A instituição adquiriu 50 equipamentos Elmo, que serão doados, na próxima semana, para municípios que não possuem Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
 
“A cessão do equipamento é mais uma iniciativa da Fieg e de suas instituições como Sesi, Senai e IEL, no enfrentamento da pandemia da covid-19. O Sistema Indústria não tem medido esforços para ajudar em diversas frentes, a exemplo da plataforma Retomada Responsável das Atividades Econômicas, em parceria com o IEL; da confecção de máscaras de proteção facial, nas unidades do Sesi e Senai; do conserto de respiradores mecânicos, por meio do Senai, além da doação semanal de cestas básicas, no âmbito de atuação da Fieg + Solidária”, afirma Sandro Mabel.
 
Sandro Mabel disse que, na próxima semana, municípios como Aparecida de Goiânia e Anápolis serão comtemplados com os capacetes. “São cidades que possuem grandes polos indústrias. Além disso, estamos junto às indústrias fazendo um trabalho para que elas coloquem em prática os protocolos de prevenção e combate à covid-19”. 
 
Durval Pedroso afirmou que a doação dos capacetes à Secretaria é um gesto de extrema nobreza, de compromisso e respeito a vida humana. “Os equipamentos são de extrema importante para a população. Eles podem evitar a intubação e dar suporte de isolamento e proteção a essas pessoas”, disse. Segundo ele, o hospital e maternidade foi escolhido devido ao trabalho no enfrentamento à pandemia que vem desempenhando. “São mais de 70 leitos de UTI, caminhando para 90 leitos atendidos. A unidade desenvolveu uma capacidade de referência”.