Jornal do Peninha

Opinião e informação

Fumaça toma conta de Goiânia

Estado registra diversos focos de queimadas

José Abrão
Goiânia amanheceu neste domingo (25/8) tomada por uma densa e espessa fumaça proveniente de queimadas. O fenômeno começou no início da madrugada e se espalhou por diversos pontos da cidade, incluindo o Centro, o Parque Amazônia e a região do Morro do Mendanha.
A concessionária Triunfo Concebra, que administra rodovias, alertou os motoristas pelo X (antigo Twitter) para reduzir a velocidade e tomar cuidado com a baixa visibilidade nas pistas. A fumaça também afetou outras áreas fora da capital, como Alexânia e Goianápolis.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) já havia emitido, na sexta-feira (23/8), um boletim alertando sobre o alto risco de queimadas em todo o estado. O texto ressalta que, neste período, a maioria das queimadas é provocada por ações humanas e enfatiza a importância da conscientização ambiental para evitar a propagação desses incêndios, que são prejudiciais às unidades de conservação.
(Imagem: Cimehgo)
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Goiás registrou 897 focos de incêndio entre 1º e 24 de agosto. No total, o estado contabiliza 2.462 focos de incêndio desde o início de 2024, número que está ligeiramente abaixo dos 3.160 registrados em 2023.
Além disso, o Cimehgo prevê para este domingo uma umidade relativa do ar em nível crítico, podendo chegar a 12% em todas as regiões do estado, condição que favorece a propagação de incêndios.