Segundo secretário de Saúde, 150 mil doses seriam necessárias para a 1ª etapa; capital recebeu 30 mil
A prefeitura de Goiânia promove, na tarde desta terça-feira (19), o 1º dia da campanha oficial de vacinação contra a covid-19, após receber pouco mais de 30 mil doses da Coronavac. A imunização começou pelo Abrigo São Vicente de Paulo, na capital, onde 49 idosos foram vacinados, e passará para o Hospital Maternidade Célia Câmara, local onde 960 profissionais de Saúde receberão as doses. No entanto, segundo titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Ferreira, uma quantidade de doses 5 vezes maior será necessária para todos os idosos e trabalhadores da Saúde da capital.
Conforme Ferreira, em entrevista durante o evento de vacinação de idosos no abrigo, hoje, há cerca de 77 mil profissionais de Saúde em Goiânia e mais cerca de 30 mil idosos enquadrados como prioritários pelo Ministério da Saúde. “Há uma necessidade de quantidade muito alta de vacinas. Algo na casa de 150 mil doses para a primeira etapa e as doses subsequentes, o que deve dar em torno de 300 mil doses”, disse.
O governo municipal decidiu se antecipar ao cronograma do Ministério da Saúde, que previa o início da campanha para amanhã, quarta-feira, e começou hoje. A capital goiana recebeu inicialmente 30.160 mil doses da vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantan de São Paulo. De acordo Ferreira, a antecipação da vacinação é fruto de uma “capacitação rápida” e do empenho dos integrantes da pasta.
Logo após a vacinação no abrigo, 960 profissionais de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 do Hospital Maternidade Célia Câmara também serão imunizados, totalizando 1.009 vacinados no primeiro dia oficial de imunização contra a covid em Goiânia.
Vale lembrar que a primeira vacina da rede municipal foi aplicada ontem, segunda-feira (18), no técnico em enfermagem Reinaldo Barcelos, 35 anos, que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Célia Câmara.
Durante o evento de vacinação de idosos no Abrigo São Vicente, Durval Ferreira informou que a SMS esperava receber somente 30.160 por enquanto, o suficiente para imunizar 15 mil pessoas em Goiânia (1ª e 2ª dose). No entanto, o dobro de doses deverão ser aplicadas.
“Nesse primeiro momento, nós entendíamos que as 30 mil doses seriam reservadas para 15 mil indivíduos. Mas houve sinalização positiva do Ministério da Saúde que nos poderíamos programar a aplicação dessas 30 mil doses, porque dentro do prazo de 30 dias novas doses viriam”, afirmou.
Ferreira informou que em breve o cronograma de vacinação será divulgado. Prioritariamente, serão vacinados idosos em abrigos, portadores de comorbidades e profissionais de saúde que atuam na linha de frente da covid-19 – primeiro em hospitais exclusivos para internação de pacientes com coronavírus e, depois, os demais hospitais.