Pacientes são de Goiânia e Aparecida
Fonte: AR
Goiás tem quatro casos confirmados de Monkeypox, popularmente conhecida como varíola dos macacos, conforme consta em boletim divulgado na tarde desta quarta-feira (13/7) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Segundo o documento, foram 12 notificações até o momento.
Além das confirmações, registradas em pacientes de Goiânia e de Aparecida, há outros quatro pacientes em monitoramento para saber se estão com a doença, enquanto outros quatro casos já foram descartados.
Histórico e sintomas
Os diagnósticos de varíola dos macacos começaram a ser notificados no mês de maio, na Europa, e chegaram oficialmente ao Brasil no dia 9 de junho. Desde então, foram 228 casos confirmados.
A doença pertence ao gênero Orthopoxvirus, o mesmo vírus da varíola humana, erradicado no país na década de 1980. Ao contrário do vírus humano, a varíola dos macacos tem taxa de transmissão menor, e é menos severa.
A transmissão se dá por meio de contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados. Alguns sintomas que podem indicar o contágio são febre, erupções na pele e inchaço nos linfonodos do pescoço.