Campanha de imunização foi antecipada
A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou nesta segunda-feira (17/4) a quarta morte por Síndrome Respiratória Grave (Srag) em 2023. A doença é provocada pelo Influenza B, vírus da gripe. Conforme os dados do sistema de vigilância da SES-GO, a vítima é um bebê menor de 2 anos.
No sábado (15/4) A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confimou a terceira morte por gripe no estado. De acordo com a pasta, a vítima era moradora de Senador Canedo e tinha idade entre 20 e 29 anos. Estado soma 105 casos da doença somente neste ano.
O Estado confirmou a primeira morte por gripe em fevereiro deste ano. A vítima foi uma criança. Já o segundo regitro ocorreu em na última semana, no dia 8 de abril, em Goiânia.
Imunização
A campanha de imunização contra a Influenza foi antecipada no Estado de Goiás em quase uma semana. A ação se deu pelo aumento de registros de casos internações pela doença no território goiano. Os grupos prioritários serão imunizados até o dia 31 de maio. São eles: pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, crianças de 6 meses a 6 anos, professores, pessoas com comorbidades, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas, servidores do sistema carcerário, população privada de liberdade e adolescentes que cumprem medida socioeducativa.
Em Goiás, a população-alvo é de 2.581.286 pessoas. Não haverá escalonamento, todas as pessoas dos grupos elegíveis podem se dirigir a um dos 965 postos instalados no Estado em qualquer período da vacinação. O Dia D, quando há o chamamento e a mobilização estadual, está marcado para acontecer em 6 de maio.