Ismael Alexandrino informou que a medida vai valer para muncípios com acima de 75% da população vacinada contra a Covid. SES-GO vai se reunir com o Centro de Operações de Emergências.
Por Michel Gomes, g1 Goiás
O secretário de estado da saúde, Ismael Alexandrino, anunciou que Goiás dispensará o uso obrigatório de máscara em ambientes abertos. De acordo com o titular da secretaria, a medida será adotada a partir de segunda-feira (14).
“Os municípios que tiverem acima de 75% de aplicação da vacina poderão liberar [o uso de máscara] em ambiente aberto e posteriormente, a depender da evolução, a tendência é que libere para ambiente fechado também”, afirmou Ismael.
Segundo o secretário, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) vai discutir sobre a liberação com o Centro de Operações de Emergências (COE) nesta quarta-feira (9), em Goiânia. A recomendação deve ser incluida em uma nota técnica que ainda não foi emitida.
Ismael explicou que a vacinação contra a Covid-19 tem ligação direta com o número de pacientes graves e com o número de óbitos. Por isso, a taxa de imunização está sendo considerada como fator de discussão da medida. Em Goiás, 5.614.455 pessoas já receberam a primeira dose.
O g1 questionou a SES-GO, por e-mail enviado às 17h36, sobre quantas cidades atingiram a taxa exigida da vacinação, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
A Secretaria Municipal de Goiânia informou que 75,3%, da população está vacinada. De acordo com a SMS, foram aplicadas 2.716.086 doses.
Vacinação em Goiás
Dados colhidos pela SES-GO na quarta-feira (9) indicaram que foram aplicadas também 4.829.786 segundas doses em todo o estado. O reforço foi aplicado em 1.586.375 goianos. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 31,99% já receberam uma dose da vacina.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 7.113.540 pessoas vivendo em Goiás.