Governador discursou no Fórum Empresarial Lide
AR
O governador Ronaldo Caiado foi expositor na 23ª edição do Fórum Empresarial Lide, no Rio de Janeiro (RJ). A participação no evento, que é considerado um dos maiores espaços para discussão de gestão e políticas públicas no Brasil, ocorreu nesta sexta-feira (16/8). “Goiás comemora o fato de ser o estado com menor número de pessoas na extrema pobreza no país. Isso às custas de um programa social bem feito”, afirmou, durante o painel “Desenvolvimento regional, geração de emprego e renda”.
Para ele, os programas sociais goianos têm sido “fundamentais” para a inclusão de mais pessoas no mercado, pois, além da transferência de renda, oferecem oportunidades de qualificação e empreendedorismo. Além disso, destacou que o cenário econômico é reflexo de um conjunto de ações integradas nas áreas de segurança pública, regionalização da saúde e educação. “Goiás hoje é o primeiro lugar no Ideb (Índice Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino médio”.
O evento contou com a presença de mais de 320 líderes empresariais, entre gestores das maiores empresas do país, autoridades políticas, bem como representantes de unidades do Lide do exterior. À plateia, Caiado disse que, em Goiás, foi preciso superar dificuldades ao assumir o primeiro mandato, em 2019, como dívidas e salários atrasados. Por isso, liderou um processo de articulação política junto a lideranças de outros poderes e órgãos de controle.
No mesmo painel, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, mencionou Goiás como “exemplo de pujança” pelo desenvolvimento do agronegócio e das agroindústrias, modelo que, segundo ele, tem seguido em seu estado. “Começam a surgir oportunidades de industrializar o Sul do Piauí”, citou, ao dizer que a região tem potencial para usinas de biocombustível, setor algodoeiro e frigoríficos.
Leia mais:
Governador Ronaldo Caiado recebe diploma de mérito da maçonaria goiana
Extração de terra rara em Nova Roma pode criar 5,7 mil novos empregos
Fórum
A programação segue até o final do dia e apresenta seis painéis com discussões sobre institucionalidade e segurança jurídica; desafios na mineração; inovação, tecnologia e inteligência artificial; impacto da transição energética nas cidades; e investimentos na economia brasileira. O tema desta edição é “desenvolvimento sustentável no Brasil”.
“O Brasil que nós queremos passa pela liderança nos seus respectivos estados”, frisou o co-chairman do Lide e ex-governador de São Paulo, João Doria. Também participaram os governadores Cláudio Castro (RJ), Wilson Lima (AM), Renato Casagrande (ES), Eduardo Riedel (MS), Mauro Mendes (MT), Helder Barbalho (PA) e Fátima Bezerra (RN), além dos vice-governadores Felício Ramuth (SP) e Mailza Assis (AC).
Números
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), com base no resultado de 2023 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Goiás obteve média de 4,8 para o ensino médio, a mais alta do país. O estado ainda é primeiro lugar nos anos finais do ensino fundamental, ao lado do Ceará e do Paraná, com média de 5,5.
Também no ano passado, o território goiano apresentou a menor taxa de extrema pobreza (rendimento domiciliar per capita inferior a R$105) do país, com apenas 0,8% da população nessa faixa, enquanto a média nacional foi de 1,7%. Isso significa que mais de 65 mil pessoas saíram da extrema pobreza. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).