Jornal do Peninha

Opinião e informação

Goiás participa de mais de 60 agendas durante a COP28 em Dubai

Objetivo é mitigar mudanças climáticas 

AR

Os representantes do Estado de Goiás terão pelo menos 60 agendas durante participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023 (COP28), em Dubai. Na bagagem, eles levaram a missão de propôr possibilidades para mitigação das mudanças climáticas em território goiano. “È importante que estejamos envolvido na construção dessa agenda séria e importante”, disse Andréa Vulcanis, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás, que lidera o grupo de representantes da gestão estadual.

A conferência mundial reúne representantes de diversos países para discutir soluções e a situação das mudanças climáticas no planeta, com uma programação que inclui desde painéis para temático e visitas técnicas até acordos bilaterais. “Quando falamos de mudanças climáticas, nada é muito simples. Estamos falando sobre prevenir desastres climáticos, que afetam a sociedade como um todo, desde setores da economia, como o agronegócio, até as cidades – com enchentes e o extremo calor”, afirmou Vulcanis.

Além disso, a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás será anfitriã em dois painéis realizados na COP28. O primeiro deles, a ser realizado neste sábado (2/12), debaterá a conservação e restauração dos biomas brasileiros como instrumento da agenda climática. O segundo painel será na sexta-feira (8/12), também mediado por Andréa Vulcanis, com uma discussão sobre desafio e soluções para o papel dos resíduos urbanos e rurais nas emissões de GEE no Cerrado brasileiro.
O que é a COP
Conhecida como COP, a Conferência das Partes é a reunião da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. Esse encontro é realizado anualmente e, neste ano, ocorre em Dubai. O objetivo principal da conferência é reunir tais lideranças globais para debater e buscar soluções para mudanças climáticas e os problemas ambientais que afetam o planeta, além da negociação de acordos.
A edição deste ano acontece entre 30 de novembro e 12 de dezembro, na Expo City, em Dubai. A participação de milhares de delegados de todo o mundo também serve para celebrar, simultaneamente, a conferência das partes do Protocolo de Kyoto e a das 195 partes do Acordo de Paris de 2015, estabelecido na COP21, com objetivo de reduzir as emissões dos gases de efeito estufa.