Jornal do Peninha

Opinião e informação

“Goiás respeita decisões judiciais”, diz Caiado em encontro com Rosa Weber

Pauta principal foi segurança pública 

Ludymila Siqueira

“Goiás é um estado cumpridor da ordem, que respeita as decisões judiciais e preza pela democracia”. A afirmação é do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), durante almoço com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, nesta sexta-feira (2/6). A principal pauta do encontro, no Palácio das Esmeraldas, gira em torno da segurança pública e também da situação dos presídios goianos.

Caiado ainda disse que “em exercício do mandato será defensor, independente de ganhar ou perder, das decisões majoritárias e judiciais”. “O País só tem governabilidade e cidadania, no momento em que possamos nos curvar às decisões às quais estamos submetidos pela constituição brasileira”, destacou ao saudar a ministra e convidá-la a visitar o Estado em outras oportunidades.

Rosa Weber participou do último dia de inspeções em unidades prisionais de Goiás, nesta sexta-feira (2). A ação foi realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e apura denúncias recebidas desde 2021 sobre a condição dos detentos.

Ao agradecer a recepção em Goiânia, a ministra elogiou o momento econômico vivido pelo estado. “É uma terra próspera, que toca o Brasil para frente”, sublinhou. Depois de conferir os dados sobre ações de governo na área social, segurança pública e economia, completou: “O trabalho que só merece elogios”. 

Desde 2019, o Governo de Goiás, por meio da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), investiu mais de R$ 111 milhões no sistema penitenciário goiano, recursos empregados na construção e reforma de unidades prisionais, compras de equipamentos de informática e hospitalares, dentre outros.