Jornal do Peninha

Opinião e informação

Goiás tem baixa procura por vacina bivalente contra covid-19

Imunização para grávidas começa no dia 20 


Há pouco mais de uma semana do início da vacinação bivalente contra a covid-19, mais de 60 mil pessoas foram imunizadas em todo o Estado de Goiás. No entanto, o número é preocupante para a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), uma vez que, em termos quantitativos, o território goiano visa imunizar mais de um milhão de pessoas, conforme explicou a gerente de imunização da pasta, Joice Dornelles.

Goiás recebeu 226,8 mil doses da vacina bivalente para a primeira fase da imunização. Os imunizantes atualizados protegem contra a cepa original da covid-19  e subvariantes da Ômicron. Ao todo, 965 postos de vacinação estão disponíveis para a vacinação contra a doença em todo o Estado. “A procura ainda está muito baixa. É importante que as pessoas procurem os postos e realmente garantam essa imunização para uma maior segurança de todos”, afirma em entrevista.

Quem pode se vacinar na primeira fase?
A gerente de imunização da SES-GO, Joice Dornelles, explica que os grupos que terão acesso à vacinação bivalente Pfizer são pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos, ribeirinhos quilombolas, indígenas, gestantes e puérperas e pessoas que vivem em sistema carcerário. “É necessário ter a vacinação primária de duas doses, além de um intervalo de 4 meses da última imunização contra a covid-19”, salienta.

De acordo com Joice, a imunização bivalente para gestantes começará em Goiás no dia 20 de março. “Para todos os grupos desta primeira fase, a vacinação foi liberada pela Anvisa”, destaca.