Jornal do Peninha

Opinião e informação

Goiás tem quatro casos de sarampo confirmados

Rede municipal de Goiânia está sem vacina

Goiás tem quatro casos confirmados de sarampo: um em Alto Paraíso, um em Posse e dois em Goiânia. Os dados foram divulgados na quinta-feira (19/9) pela Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO). 
De acordo com a atualização do boletim epidemiológico, já foram notificados 102 casos suspeitos da doença. Destes, 54 foram descartados e 44 seguem em investigação. 
A principal forma de prevenção é a vacina. No entanto, nos postos de vacinação de Goiânia não há doses disponíveis. Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, nem mesmo na rede privada os goianienses irão encontrar. “O desabastecimento é mundial. Os laboratórios não conseguiram produzir quantidade suficiente para suprir a demanda”, explicou. 
O Ministério da Saúde é o responsável pela compra e envio de vacinas aos Estados que, por sua vez, fazem a distribuição às prefeituras que são encarregadas de vacinar a população. 
 
Flúvia Amorim informou que o governo federal tem preparado uma campanha de vacinação para outubro, quando será enviado novo repasse de vacinas para Goiânia. “A expectativa é que haja grupos prioritários, começando por crianças até cinco anos. Mas estamos aguardando os detalhes do Ministério”, informou.