Caiado cita ampliação de oferta pela Fiocruz
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, projetou a antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca no Estado. A informação foi confirmada durante entrevista coletiva, na manhã deste sábado (10/7), no Paço Municipal, onde participou da abertura da maratona de 24 horas de vacinação contra a covid-19, em Goiânia. O prefeito da capital, Rogério Cruz, também estava presente no local.
“Acreditamos que, exatamente neste mês de julho, vamos ter uma Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz] que dará conta de ampliar muito a oferta”, disse o governador. “Lógico que, quanto mais oferta tivermos, dentro desse quadro e dessa análise feita pelo comitê, nós vamos poder antecipar a aplicação da segunda dose e assim, dar uma cobertura maior e mais rápida, para que não tenha o comprometimento de nossa população”, destacou o governador.
Durante a coletiva, Caiado lembrou que a Fiocruz, em função do acordo internacional estabelecido, não apenas recebe os imunizantes da Oxford, como também tem produção própria a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). O governador também fez um apelo para que a população não se omita no que diz respeito à aplicação da segunda dose das vacinas contra covid-19.
A ação no Paço Municipal atende a população da capital exclusivamente por faixa etária, a partir dos 42 anos de idade. A iniciativa visa beneficiar moradores que não possuem condições de ir a um dos postos de vacinação durante o horário comercial. A iniciativa ocorre no sistema drive-thru, sem necessidade de agendamento. No local, foram disponibilizados dez pontos para o atendimento da população. “Estamos muito felizes hoje, porque Goiânia, com certeza, chegará num ritmo muito avançado”, celebrou o prefeito Rogério Cruz.
Durante visita aos pontos de imunização, o governador, que é médico, vacinou o motorista Marco Aurélio Lopes Machado, de 43 anos. “Graças a Deus chegou nossa hora”, afirmou, Marco Aurélio. “Pensei que fosse demorar mais. Fico muito mais tranquilo”, celebrou. Ele trabalha por meio de aplicativo e foi um dos primeiros da fila na manhã de sábado.
“Isto aqui faz com que a gente possa atender milhares de pessoas nesta maratona”, disse Caiado. “Mostra grande sensibilidade com aqueles que, no seu horário de trabalho, não têm acesso aos postos. Muitos deles devem, também, tomar a sua segunda dose”, completou o motorista.
O prefeito Rogério Cruz explica que, “lançamos esse grande combate à Covid-19, graças a um estudo muito bem feito e elaborado. São vários órgãos envolvidos nesta manhã para que pudéssemos realizar esse grande evento”. Ele destacou que o governador “tem se empenhado e colaborado com todos os municípios, no que diz respeito à imunização”.
Maratona de vacinação
Em sua primeira edição, o evento começou às 8 horas e terá duração de 24 horas, com previsão de término para o mesmo horário, neste domingo (11/7). No município, mais de 800 mil imunizantes já foram aplicados, entre primeira e segunda doses, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde.
Para o Estado, 4,41 milhões de doses de vacinas já foram destinadas pelo Ministério da Saúde. Apenas entre a tarde de quinta-feira (8/7) e a manhã de sexta-feira (9/7), Goiás recebeu 116.950 novos imunizantes, sendo 87.750 da Pfizer e 29.200 da CoronaVac.
“Caminhamos para atingir a marca de metade da população com mais de 18 anos já vacinada no Estado. Isso impacta significativamente nos números, pois é inegável que com esse avanço conseguimos diminuir o número de casos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino. Um estudo da Pasta mostra que, das pessoas que possuem o esquema vacinal completo, menos de 2% se contaminaram com o vírus. “É uma eficiência de 98%”, detalhou.
O último levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), divulgado às 15 horas de sexta-feira (9/7), apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 2.494.674 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 801.775 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.
Alerta
Caiado reafirmou a necessidade do complemento da vacinação. “A primeira dose sozinha não é suficiente para produzir anticorpos capazes de imunizar a pessoa”, destacou. “Se nós temos a segunda dose, vemos realmente o quanto melhorou o quadro em relação ao agravamento das pessoas acometidas pela Covid-19. Nós diminuímos o índice de mortalidade”, informou
A Prefeitura de Goiânia afirma que tem vacinas suficientes para todo o período da maratona e que prioriza, neste momento, a aplicação da primeira dose para ampliar o número de pessoas com ciclo de imunização iniciado. “Temos a previsão de imunizar, nesta ação hoje, entre 10 a 12 mil pessoas”, afirmou o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Durval Pedroso. Ao menos 300 servidores foram mobilizados para o apoio ao evento. Equipes do Exército Brasileiro e de outras pastas da prefeitura também estão envolvidas.